20 outubro 2013

Admiração e até inveja

O caminho cultural de Sócrates

Já ninguém se lembra, e seria uma crueldade reproduzir esse texto agora, mas creio que foi na entrevista à revista do Expresso em que há muitos anos se qualificava como um «animal feroz», que Sócrates inundou a sua conversa de montanhas de citações de autores de uma maneira tão pouco natural que dava a ideia de alguém  que queria exibir um lastro cultural que não tinha (e não tinha obrigação de ter), o  que aliás só era possível, no quadro de uma entrevista, pelo recurso a apontamentos escritos. O tempo passou, e designadamente agora depois da estadia em Paris, a sua recente entrevista a Clara Ferreira Alves também na revista do Expresso parece comprovar que José Sócrates cresceu de facto muito do ponto de vista cultural, como se pode atestar por esta frase:

Com toda a seriedade e sinceridade, aqui fica pois registada a minha admiração e até inveja, o que os leitores certamente compreenderão vindo de um comunista que, por razões de idade e preguiça intelectual, vai morrer sem ter lido sequer um quarto de O Capital embora tenha repetido a leitura de muitas obras do Raymond Chandler.

9 comentários:

  1. Como diria o outro, vocês ( e toda a direita) quando ouvem falar do Sócrates até salivam e agarram-se a qualquer pintelho para o atacarem!
    Entretanto, aqueles a quem vocês entregaram o poder numa bandeja, tratam de sugar o Povo até ao tutano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leitor:
      Como não encontrará no meu post nenhum referência com incidência no presente que seja hostil a Sócrates, tenho de concluir que a maldade está na sua cabeça.
      Como parece gostar de contos de fada, logo à noite ao deitar conto-lhe este: o PEC IV era muito bom, teria tornado que o país não precisase dos 75 mil milhões de euros que vieram a seguir e o Sócrates não passou 95% do tempo a fazer acordos com a direita. Está contente ?

      Eliminar
  2. Ele está a dizer que leu o título do livro 10 vezes. Não é mentira nenhuma, nem exagero. Vocês não percebem nada, pá!

    ResponderEliminar
  3. o camarada carvalhas já reconheceu publicamente a asneira de inviabilizarem o pec4. sobre os 95% do tempo em acordos com a direita, acho um exagero, mas atendendo a que os comunistas nunca estão de acordo com nada, excepto acordos secretos ou troca de favores, não seria de admirar que a grande maioria tenha sido proposta ao psd.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ponho a cabeça no cepo em como Carlos Carvalhas não disse nada disso. Se não quer ficar como um reles mentiroso , mostre-lá onde está isso.

      Eliminar
    2. o pcp não deu por isso e agora o carvalhas vai porta fora. podes por o cepo no cepo.
      http://sembargo.blogspot.pt/2013/02/carvalhas-a1-nova-visao-da-esquerda-e.html

      Eliminar
    3. o LINK DO RELES MENTIROSO LEVA PARA ISTO:«O antigo líder comunista, vem agora dizer que se a UE tivesse cedido a Sócrates - ao não pedir resgate - a história tinha sido outra. Porque Merkel e Trichet (então presidente BCE) teriam cedido "não podiam deixar cair Portugal". Carvalhas, relembrado que o PCP, à época, votou contra o PEC4 ao lado do BE, PSD e CDS, constata que no interior do governo " foi-lhe (a Sócrates) puxado o tapete", bem como o PSD que "de manhã viabilizou o PEC4 e à tarde chumbou", além da atitude doa banqueiros. »

      Ora, o que que isto tem que ver com qualquer opinião de Carvalhas de que o PCP devia ter votado a favor do PEC IV ?

      Zero, nada, nadica de nada .

      Eliminar
    4. a direita e o vosso amigo louçã são da mesma opinião. não me peças link que já dei demais para o vosso peditório.

      Eliminar
  4. Além do vocabulário, ele é bom a ler títulos como diz o comentador anterior, e a proclamar-se chefe querido da direita!!!
    E eu também li e gostei do Raymond Chandler !

    Um abraço.

    ResponderEliminar