12 outubro 2013

A outra verdade das sondagens

Diálogo improvável
na S. Caetano à Lapa




Passos Coelho:« Então, Marco, finalmente boas notícias: o Expresso diz que, no espaço de 15 dias, os partidos do governo sobem e o Henrique Monteiro conclui que, por isso, afinal as autárquicas não tiveram nenhum efeito nacional.»

Marco António Costa:
«Desculpa , Pedro, mas a minha obrigação, em privado, é ter um olhar mais sério sobre estas coisas. Repara que a sondagem dá aos partidos do governo mais 1,3 pontos que nas autárquicas, o que é um terço da margem de erro. Ora, se 34,2% nas autárquicas foi uma enorme derrota, 35,5% numa sondagem para legislativas só pode ser a ameaça de outra enorme derrota. Repara que o tonto do Monteiro não percebe que, tendo nós e o CDS em conjunto tido nas autárquicas o pior resultado de sempre, era o que mais faltava que ainda fosemos mais ao fundo. E, por fim, repara que 26, 9% para o nosso partido seria o seu 3º pior resultado de sempre em legislativas. Resumindo, caro Pedro, não confundamos o discurso para fora com uma política de verdade cá dentro e entre nós.»

4 comentários:

  1. Não há dúvida de que as sondagens andam generosas para a CDU. 12% seria, em relação às legislativas, um crescimento de 50%! Quando a esmola é muita o santo desconfia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto de ser-se leviano nas "análises"que se fazem tem destas coisas: é que nem no crescimento eleitoral da CDU se acerta! Para sua informação, 12% corresponderia a um crescimento de cerca de 34% (a CDU teve 7,91% nas últimas eleições legislativas). Quem observe as sondagens com a prudência que elas exigem, sabe que o mais importante é a tendência que elas traduzem. Ora, a CDU tem obtido, de forma consistente e sistemática, percentagens na ordem dos 12%. Como vê não é uma questão de esmola. Claro que pode sempre mandar umas bocas, acho é que vem ao sítio errado.

      Eliminar
    2. Desculpe, Miguel Cunha, mas do ponto de vista numérico ou matemático creio que está errado: quando se tinha 8% e se sobe 4 pontos, isso é, de facto, um crescimento de 50%.

      Eliminar
  2. Eu acho que esse diálogo até poderia existir pois de lá de dentro saem as maiores mentiras e eles anunciam-nas com um ar tão convicto!!!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar