28 março 2013

Mais uma que não pode passar em claro

Uma frase de
Passos Coelho que diz muito



seria mais decente se rezasses do que
andares a fazer chantagem

Segundo o Público de hoje, Passos Coelho disse ontem no Porto, reportando-se aos «tempos históricos» que vivemos que «todos nós temos responsabilidaes na forma como lidamos com isso: tem o governo que não se pode distrair com aspectos menores, as instituições democráticas todas, o Parlamento que tem de ter responsabilidade, o TC que também tem de ter responsabilidade nas decisões que vier a tomar e no impacto que elas possam vir a ter no país»

E hoje, na AR,  a    deputado do PSD Teresa Leal Coelho ( sim. é a «piquena» que disse há tempos que os deputados eram pagos pela troika) acrescentou mais molho ao estufado, salientando que o TC deve ter em consideração  « o contexto econímico, o contexto financeiro, o memorando de entendimento»  e não certamente por acaso em último lugar «o direito europeu, o direito nacional».

Feitas honestamente as citações, só quero observar, recusando-me a detalhadas explicações ou a fazer o boneco, que incluir o Tribunal Constitucional no mesmo plano de responsabilidade do «governo», das «instituições democráticas» e do «Parlamento» é não só não perceber o que é um Tribunal Constitucional e  a especificidade do seu papel como é demonstrar um claro incómodo com princípios básicos do Estado de Direito democrático de que fala a Constituição da República.

E tudo isto desvendando e redundando manifestamente numa óbvia, descarada, ilegítima e repugnante pressão sobre o TC e as suas próximas decisões sobre normas do último Orçamento.


4 comentários:

  1. Então para que deve servir o TC? Só mais um órgão para fingir que estamos em democracia ou para apreciar a constitucionalidade das leis que nos vão asfixiando?
    A chantagem de Passos Coelho é inadmissível.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. A PQP!Já não vonsigo alinhavar argumentos contra ,afinal de contas,são Criminosos, ao serviço de ladrões com muito dinheiro...
    Não se esqueçam de Tripoli,Bagdad pq podem ser alvo do olho por olho,dente por dente.....A politica trata os criminosos de maneira afável,porém ,não passam de bandidos-não se esqueçam.Não se esqueçam de ALEPO...

    ResponderEliminar
  3. É uma demonstração, mais que clara, da sua matriz fascista!

    ResponderEliminar
  4. Se não respeitam os portugueses, a quem aconselham a emigração, nem compromissos eleitorais assumidos, nem os juramentos feitos, nem a Constituição, etc... como se poderá esperar que respeitem a independência do Tribunal Constitucional?Constitucional?
    Há tanto a dizer sobre o que este e os anteriores governos têm feito ...
    Espero bem que, mais uma vez, a memória não seja curta e não apareçam, depois de um pequeno período de reciclagem, em dias de nevoeiro (que se vê mal).

    ResponderEliminar