09 dezembro 2013

3º Congresso da Oposição Democrática

Um testemunho
40 anos depois

da esquerda para a direita: Pedro Coelho, José Tengarrinha, Irene Pimentel, Flávio Sardo, eu próprio e António Neto Brandão.


Os leitores eventualmente interessados podem encontrar aqui, em «os papéis de alexandria», em versão integral, a intervenção que fiz no primeiro painel da iniciativa realizada no passado sábado em Aveiro em torno da passagem de 40 anos sobre o 3º Congresso da Oposição Democrática.



O extraordinário SAM na Seara Nova de Novembro de 1973

4 comentários:

  1. Belo texto! Gostei muito da expressão: e se "levantaram do chão" os nossos sonhos.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste depoimento. De 1969 recordo, com orgulho, o momento em que votei pela primeira e única vez, em eleições fascistas. O meu voto foi para a CDP, apesar de existir uma outra formação oposicionista a CEUD.
    Este post revela bem o contributo do PCP e de outros movimentos verdadeiramente interessados numa política progressista, no êxito da Revolução de ABRIL. Hoje estamos bem longe dos seus ideais, mas tenho a certeza que serão alcançados. Acho, no entanto, que é preciso
    consciencializar um pouco mais a juventude tão propositadamente alienada através de outros interesses.
    Por ABRIL e pelo SOCIALISMO a luta tem que continuar.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Sra D. Graciete o movimento em 1969 chamava-se CDE

    Este Congresso da Oposição realizou-se em 1973.

    ResponderEliminar
  4. Augusto:
    A Graciete devia estar mesmo a referir-se a 69 porque esse ano também é abordado na minha intervenção. Por outro lado, a «CDE» do Porto chamou-se mesmo CDP - Comissão Democrática do Porto (deve ter sido aí que nasceu a ideia de que «o Porto é uma nação», brinco)

    ResponderEliminar