27 outubro 2011

Não são juros...

... são comissões !



No Público online :«As comissões a pagar por Portugal pelos empréstimos concedidos pela troika atingirão um total de 655 milhões de euros até 2013, disse nesta quinta-feira na Assembleia da República o ministro das Finanças, Vítor Gaspar.

Durante um debate sobre a proposta de orçamento rectificativo para 2011, o deputado comunista Honório Novo perguntou ao ministro se era correcto o valor de 335 milhões em comissões a pagar este ano pelos empréstimos da troika composta pelo Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia, “cerca de dez por cento do chamado ‘desvio colossal’”.

Vítor Gaspar respondeu que o valor das comissões para 2011 era “o que [Honório Novo] citou, 335 milhões de euros”.

“Para 2012 estão previstos 211 milhões de euros, para 2013 [prevêem-se] 84 milhões de euros, e em 2014 serão 25 milhões de euros”, disse o ministro.

O deputado do PCP perguntou ainda quanto é que o Estado português irá pagar de juros pelo empréstimo da troika.

“Além dos 66 euros [em comissões] que cada português paga pela chamada ajuda, quanto é que serão os juros globais desta ajuda? Quanto é que Portugal pagará só em juros para nos levarem pelo mesmo caminho que a Grécia, ao empobrecimento generalizado do país?”, perguntou Honório Novo.

O secretário de Estado do Orçamento, Luís Morais Sarmento, disse não ter os números imediatamente disponíveis, mas prometeu enviá-los ao deputado “certamente até amanhã” (sexta-feira).




Sem comentários:

Enviar um comentário