19 outubro 2011

Informação importante mas...

... falta acrescentar qualquer coisa


Não está em causa a verdade relativa desta manchete do Público de hoje nem o trabalho que este jornal publica na 2ª página sobre o tema designadamente um gráfico devastador sobre a evolução do poder de compra dos trabalhadores da função pública nos últimos 15 anos.

Acontece porém, porque as manchetes são manchetes, que esta só estará certa do estrito ponto de vista das remunerações dos trabalhadores da função pública. A manchete não o podia talvez dizer mas creio ser indispensável acrescentar que vão perder isto e tudo o mais que os outros trabalhadores, reformados, pessoas envolvidas em outras situações ou consumidores vão perder com o agravamento de preços e de impostos, com custos com a saúde e educação, com a perda de regalias e direitos sociais. Ou seja, vão perder muito mais que 17%.

Basta ouvir alguns fóruns na TSF (que não são obviamente uma sondagem mas apenas um espaço propício ao activismo de opinião) para se perceber que o corte do subsídio de férias e de Natal apenas aos trabalhadores da função pública parece ser motivo de regozijo para alguns e pretexto para o regresso de todas as caricaturas e animosidades em relação à função pública, sim aquela função pública que nos trata nos hospitais, que ensina os nossos filhos nas escolas, que garante a segurança nas ruas, que faz com que haja água nas nossas torneiras e por aí fora a perder de vista.

E, com isto, o que se desvenda é que, centrados na desgraça maior de outros, bem pode haver alguns que, para supremo benefício do governo, se vão esquecendo do que eles próprios vão sofrer duramente na pele. Acordem, por favor !.

1 comentário:

  1. Os despedimentos , os roubos de salários, o aumento de impostos, nomeadamente do IVA, e todas as outras desgraças anunciadas, vão diminuir extraordinariamente o poder de compra dos portugueses o que acarreta mais falências, menos produção que não se recupera com a escravatura de mais meia hora diária de trabalho ,menos receitas e portanto aumento da crise.E isto é apenas uma apreciação muito ligeira. É bem preciso que o Povo acorde.

    Um beijo.

    ResponderEliminar