05 outubro 2011

Eleições na Madeira

A maior vergonha


Há pelos menos 35 anos que todos lemos, ouvimos e vemos e não podíamos nem podemos ignorar e ainda por cima depois da publicação da esclarecedora e arrasador obra de Ribeiro Cardoso  «Jardim- a grande fraude».
Já nem me ocupo de todo o «sistema» (com traços sicilianos) que se montou naquela Região Autónoma e do estatuto de impunidade, complacência ou estranho temor reverencial que Alberto João Jardim conquistou face a sucessivos governos nacionais, Presidentes da República, Assembleia da República, para já não falar da CNE e do Tribunal Constitucional contumazmente desrespeitados e ofendidos pelo soba da Madeira.
Suspeito que, sem prejuízo de outros factores de conivência, cumplicidades e oportunismos vários,  Alberto João Jardim a quase todos foi vencendo pelo cansaço. Lembro-me bem por quantos incontáveis Verões tive de contribuir com a minha opinião para a decisão sobre se o PCP comentava ou não as bojardas de Jardim no Chão da Lagoa e do inarredável dilema de, se comentava (repetindo com pequenas variações o que já havia dito noutros anos), estava a dar-lhe a importância e os prolongamentos noticiosos que ele mais queria e, se não comentava, dava a impressão que estávamos apenas perante um grotesco palhaço político a que não se devia ligar.

Pois é, no próximo domingo, voltam a realizar-se eleições regionais na Madeira. E basta um ponto para se poder dizer, com inteiro fundamento, que essas eleições naquela parte do território nacional são porventura a maior vergonha da democracia portuguesa.

A mim chega-me lembrar que ali não há um único dia de campanha eleitoral oficial em que o Presidente do Governo Regional que é simultâneamente cabeça de lista do PSD não proceda a várias inaugurações oficiais, em repetida, histórica e ostensiva violação de uma dos mais sagrados príncipios da legislação eleitoral que é o que prescreve a exigência de isenção e imparcialidade dos poderes públicos em relação às diversas candidaturas.

Não me interessa nada se, sem elas, Jardim ganhava ou não na mesma as eleições. Importa-me sim que fique escrito que, só por isto, as eleições na Madeira já seriam uma vergonhosa fraude, uma repugnante fraude e uma intolerável subversão das bases democráticas da República Portuguesa.

Edgar Silva em campanha pela CDU
 

3 comentários:

  1. O que fazia hoje o Mario Nogueira , ao lado do Alberto João Jardim, na inauguração do Sindicato dos Professores.

    Dava uma ajudinha ao Alberto João, ou estava em campanha pela CDU?

    ResponderEliminar
  2. Uma resposta para dois provocadores baratos:

    http://5dias.net/2011/10/06/e-o-estalinista-sou-eu/

    ResponderEliminar