05 outubro 2011

Coisas de farsantes


Como apagar incêndios com gasolina


Cavaco Silva num dos seus célebres «alertas»

Como estava anunciado, o Presidente de Honra das troikas (a estrangeira e a nacional), perdão, o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva discursou no 5 de Outubro e, enfático, disse (sublinhados meus):
«Acabaram os tempos de ilusões. Temos um longo e árduo caminho a percorrer, para o qual quero alertar os Portugueses de uma forma muito directa: a disciplina orçamental será dura e inevitável, mas se não existirem, a curto prazo, sinais de recuperação económica, poder-se-á perder a oportunidade criada pelo programa de assistência financeira que subscrevemos.

A par do inevitável saneamento das contas públicas, tem de existir revitalização do tecido produtivo nacional, investimento privado, combate ao desemprego, aumento da produtividade e da produção de bens e serviços capazes de concorrer nos mercados externos. Se tal não ocorrer, os desequilíbrios financeiros terão uma correcção meramente temporária e estaremos de novo colocados na contingência de recorrer à ajuda externa, a qual, a acontecer, se irá processar em condições ainda mais gravosas para os Portugueses(...).»

Sei que outros tem usado este truque em intervalos das vezes em que reconhecem as consequências inevitavelemnete recessivas do acordo com a troika e das medidas de austeridade. Mas, parvo que sou, esperava eu que, ao menos o Presidente da República, que, como se sabe por demais, cultiva a imagem de economista distinto, não viesse dizer aos portugueses ser necessário que aconteça tudo aquilo que o seu tão gabado e amado acordo com a troika afecta, prejudica e compromete.

Pelos vistos, vale tudo até tirar olhos. A partir de hoje, ficamos a saber, pela voz do mais alto magistrado da nação, que para combater incêncios não há nada melhor do que despejar-lhes gasolina em cima.

2 comentários:

  1. 'cultiva a imagem de economista distinto',que tem como amigos do peito,Oliveira Costa,Dias Loureiro,Duarte Lima, até parece a entourage do al capone!Ele q se vá ****!Faz parte do problema!Acabou com a agricultura,Pescas,indústria e,fez tudo pelos seus amigos gestores de 'topo',de alta gama(a gamar,não há melhor J.K.Galbraith)agora vem com merdas,a dar 'lições'.Lições?,não tem vergonha nenhuma,o descarado.Incompetente no que diz à coisa pública,pois no q diz respeito a alimentar,subsidiar a Iniciativa Privada mui célere.Acho q a sua ação politica devia ser julgada em Tribunal.

    ResponderEliminar
  2. (Para memória futura) vai ser isto que o ilustre trambiqueiro vai reclamar como "aviso feito à nação" no 5 de Outubro do próximo ano.

    ResponderEliminar