30 setembro 2015

Um exemplo histórico do combate do PS contra a direita


Especialmente dedicado aos exaltados campeões do alegado «voto útil» no
PS e 
aos que, sem vergonha, acusam
CDU de estar a ajudar a direita

(há muitos e muitos anos, um amigo e camarada de Coimbra criou uma frase que se mantém actual : «Alegre aparece sempre nas eleições para ser a luva esquerda que vem tapar a política de direita do PS»)


É que sou suficientemente antigo para me lembrar disto: em 15 de Dezembro de  1985, já Cavaco Silva era Primeiro-Ministro do PSD depois de ter mandado às urtigas o «bloco central» com o PS, realizaram-se eleições autárquicas.
Apesar do que está atrás, o PS acordou com o PSD uma coligação formal contra a gestão da APU em cerca de 42 munícipios. Aconteceu porém que os sócios cometeram uma irregularidade legal e processual  e,  por isso, tiveram de recorrer ao truque de, para as Câmaras, concorrer o PS com elementos do PSD disfarçados de independentes, e para as Assembleias Municipais concorrer o PSD integrando nas listas elementos do PS disfarçados de independentes. A verdade é esta,  mesmo que os dados da CNE não possam naturalmente ter registado este truque.

Mas os dados da CNE sobre os resultados nesses concelhos, e para as CM e AM, mostram bem que onde, para as CM, concorreu o PS, não  há PSD. E onde para as AM, concorreu o PSD, não há lista do PSD.

Um exemplo, entre tantos outros:



E, para  completar esta história de que o PS nunca se envergonhou, só falta dizer que a APU obteve 20,2% a nível nacional e conservou quase todas as Câmaras ameaçadas pela coligação disfarçada do PS com o PSD.

2 comentários:

  1. Pois ... a colecta de todas as alianças do "pê-ésse" desde a sua oportuna fundação no exterior em 1973 passando pelo Verão Quente e pelo 25 de Novembro e pelas sucessivas revisões constitucionais de mãos dadas com o ppd/psd e o acólito cds/pp para o retrocesso da recuperação capitalista, incluindo a adesão a "europa" e sucessivos tratados em consulta popular ... Enfim, a colecta disto tudo daria um alentado tratado, muito mais alentado que a narcísista entrevista em 3 volumes "concedida" por Soares a Maria João Avillez. Soares, o avô disto tudo, que confessou ter arrumado o "socialismo na gaveta", tão bem aferrolhado que os seus "herdeiros" nunca mais encontraram a chave para lhe darem liberdade. Enfim ...

    ResponderEliminar
  2. Quem é que inventou o termo "primavera marcelista", na esperança de possível legalização? Quem rompeu a aliança anti-fascista e criou a CEUD? Quem ....?
    Votar útil é votar em gente séria!

    ResponderEliminar