06 setembro 2015

É o caso da última do «Expresso»

Perguntas em sondagem que são uma
violência sobre muitos inquiridos


Eu não me atrevo a escrever que esta  campanha eleitoral decorre, no âmbito das generalidade dos media, com a mais desavergonhada  e ilegítima pressão «bipolarizadora» ( entre PS e direita) de sempre,  pela simples razão de que, tendo tido responsabilidades em 35 campanhas eleitorais do PCP, me é impossível reconstituir com forte nitidez as características de cada uma neste ponto.

Se mais não houvesse, e há às carradas, bastaria considerar a última sondagem Expresso - Eurosondagem  . De facto, para além das habituais perguntas sobre intenções de voto e apreciação da actuação dos líderes partidários, está sondagem inclui ainda duas perguntas que são um caso escandaloso de violência sobre muitos inquiridos, ao serviço da já referida «bipolarização. Se não, vejamos essas perguntas (desculpem não ter de momento a imagem real):

«Quem tem tido melhor prestação eleitoral ? 

A Coligação PSD-CDS - 42,5%
O PS  - 41,6%
Não sabe/não responde - 15,9%

Que propostas eleitorais lhe merecem mais confiança ?

As da Coligação PSD-CDS - 43,1%
As do PS - 37,7%
Não sabe /Não responde - 19,2%

Como devia ser evidente, o inenarrável absurdo está em que , apenas com estas opções de resposta,todos os inquiridos que sejam ou simpatizantes ou potenciais eleitores da  CDU e de outras forças não têm a mínima possibilidade de expressarem a sua real opinião, sendo quando muito empurrados para um mentiroso «não sabe/não responde».

Não que isso garantisse todo o pluralismo de resposta, mas deve ficar gravado na pedra que,  nas opções de respostas oferecidas pelo Expresso-Eurosondagem, pelo menos faltou mais uma que rezasse assim:

"Nem uma nem outro"
"Nem umas nem outras"

Em resumo, é de facto uma pena que nas farmácias próximas de alguns órgãos de comunicação social não se vendam pastilhas de cultura democrática.

2 comentários:

  1. Esta da Farmácia é mesmo para rir,com gente que vergonha não tem, nas Farmácias não existe medicamento,que tenha efeitos democráticos.

    ResponderEliminar
  2. Senhor, são Propagandistas, não são Jornalistas!!!!
    40 anos depois do 25 de Abril, a Censura, foi privatizada.É uma vergoha e foi com desalento q ouvi o MST a dizer q a culpa era do Assad. O q me passou logo,pq nÃo era um jornalista!Era um gajo com 2 milhões de€ no BES do seu compadre...Não compro propaganda e quero q esses chulos bem pagos ,se lixem...

    ResponderEliminar