22 setembro 2015

Mesmo depois que a voz já me doa

Uma tracking pollque começou assim...



«A projeção das intenções de voto, distribuindo um número relativamente elevado de indecisos (18,5%), foi realizada com base na "média do comportamento eleitoral dos portugueses" em eleições passadas  [!!!]. É essa projeção que revela a coligação PSD/CDS com 40,1% das intenções de voto, 3 pontos percentuais à frente do PS, que convence 37,1% dos 753 inquiridos. A CDU surge como a terceira força política neste estudo, com 6,3% das preferências, o Bloco de Esquerda recolhe 4% das intenções de voto, e os outros partidos 3,5%. Neste estudo da Intercampus, para TVI, Público e TSF, 9% dos inquiridos confessaram que vão votar branco ou nulo.»
... só podia continuar assim !
Público de hoje
saiba o que é uma
tracking poll aqui


P.S. 1: É certo que os promotores desta e de outras «tracking polls» e um ou outro comentador, para se protegerem, se fartam de dizer que, neste tipo de sondagens, o que conta não são tanto os resultados mas visualização das tendências ao longo dos dias. Mas todos eles sabem tão bem como eu que o que fica é o impacto dos títulos sobre os resultados e não as suas notas de rodapé !
P.S.2:  Esta tracking poll apesar de em conjunto só ter um pouco mais  de 700 pessoas como, não só acompanha outras, no cálculo de percentagens obtidas a nível distrital como o faz em relação aos escalões etários. Ora o que escrevi aqui sobre esta «técnica» de apuramento de percentagens e deputados eleitos a nível distrital, também se aplica justamente aos escalões etários porque os resultados sobre cada escalão assentam em amostras muito reduzidas.

2 comentários:

  1. A trapalhada das sondagens levou tempo a arrancar e a razão deve ter sido acertar estas "modernas" maneiras de atrofiar as pessoas. Aquilo que era esperado ser uma derrota antecipada da direita está-se a transformar numa vitória antecipada mas quando no dia 4 começar a contar os votos tenho a certeza que o PSD/CDS vai ter uma grande desilusão. Já ando nisto há mais de 40 anos e acho que não é desta que me vou enganar. O pior é onde é que o PS se vai aliar o mais certo é fazer "consenso" com o PSD, também já estamos habituados a este tipo de malabarismos só que não me parece que o Costa se vá aliar ao CDS, era o fim da macacada. Será que terá coragem para se aliar ao PC? Não era nada que o pai dele desdenhasse.
    Monteiro

    ResponderEliminar
  2. Nunca a "pressão" para o "inevitável" alterne ps/psd com ou sem muleta do cds foi tão "aflitiva" e descaradamente evidente, como se fosse uma inevitabilidade. Da comunicação social praticamente desapareceram os "agir" os "livres" ou os "pdr"'s. E quanto à CDU é a cega-rega dos títulos tendenciosos e as notícias sobre o "cansaço" ou "desaparecimento" de Jerónimo ou as "comparações" com os comícios que embora "compostos" teriam menos participantes que em eleições anteriores, tudo embrulhado em considerações por vezes jocosas

    ResponderEliminar