21 junho 2012

Gerúndio em neologismo

Zorrinhando


Já a noite ia alta, ouvi ontem na TSF, o líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, após reunião do seu grupo na AR, anunciar a abstenção do PS na moção de censura do PCP acrescentando que ela não contribui «para a solução dos problemas nacionais». O argumento começa por ser estúpido porque, que eu saiba, o PCP não atribuiu uma finalidade tão directa e imediata ao seu recurso a este instrumento parlamentar, antes o apresentando como a projecção e tradução para as instituições do movimento de áspero descontentamento e viva indignação em relação ao governo e à sua política. 
Teria feito bem melhor Carlos Zorrinho em não recorrer a esse argumento. É que assim sujeita-se a que eu diga ironicamente que, como todos sabemos e vemos, já as importantes convergências do PS com o PSD e o CDS bem como as suas ocasionais mas frequentes abstenções violentas, essas sim tem sido grandes contribuições para a solução dos problemas nacionais, como se vê desde  primitivo memorando com a troika à legislação laboral, passando pelo Tratado Orçamental e por aqui me fico num rosário que seria tristemente longo. Como todos sabemos e vemos, aí ou de cada vez que Seguro ou um qualquer Zorrinho abre a boca vemos logo o desemprego a baixar, o crescimento económico do país a arrancar, os direitos dos trabalhadores a serem protegidos e o desespero e amargura que percorrem grande parte da sociedade portuguesa a esvairem-se ligeiramente.
Vá lá, Zorro da minha infância, salta das páginas dos quadradinhos ou do ecrã dos cinemas e vem castigar estes zorrinhos.

6 comentários:

  1. PS,PSD,CDS são todos a mesma porcaria.Não entendo é que o PCP queira (ou quis)fazer aliança com o PSúcialista.... :(

    ResponderEliminar
  2. Temos que ser nós, POVO, a fazer o papel de Zorro. Zorrinhos, não.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Bem, a moção refere pelo menos duas vezes o PS como aliado do que aí está. Normal é que o PS não a subscreva, não?

    ResponderEliminar
  4. Nas duas vezes em que é referido o PS afirma-se que negociou e assinou o memorando com o PSD e o CDS. Não é verdade?

    ResponderEliminar
  5. Acho da máxima "honestidade" que o ps use a abstenção quando fôr votada a moção de censura do PCP ao (des)governo!, porque eles têm plena consciência da sua elevada contribuição para o estado actual do país!. Penso que não restam dúvidas a ninguém!...

    ResponderEliminar
  6. Carlos Gil, Não sei se terão essa consciência, mas o que não têm de certeza é uma pulsão suicida em tão alto grau que apoiem uma moção onde também se lhes bate.

    Se o PCP não os quisesse de facto isolar não tinha recorrido a essa formulação. Não deixa de ser mais exacto em termos substanciais, mas apenas bate no já sabido.

    ResponderEliminar