01 agosto 2015

Um exaltante projecto !

Transformar cada
estudante num capitão Ahab


Na sua coluna de hoje no Público, a jornalista São José Almeida divulga com grande crueldade esta passagem do Programa da coligação PSD-CDS (p.64) :«Reiterar o compromisso com a execução da Estratégia Nacional para o Mar, na diversidade dos seus vários domínios, nomeadamente da valorização da pesca à promoção da aquacultura, da liderança na biotecnologia azul ou nas energias renováveis oceânicas à possibilidade de todos os alunos do ensino obrigatório obterem progressivamente a carta de marinheiro." (p. 64).

E, logo depois, acrescenta muito justamente :« Carta de marinheiro para os estudantes do ensino obrigatório? Para quê? É para os preparar para o risco de o país se afundar? Nesse caso não era melhor fornecer primeiro aulas de natação?»

Acontece que Cavaco Silva, PSD e CDS têm no seu cadastro a drástica redução da frota e das pescas nacionais, e por isso agora até falam mais de aquacultura, actividade para a qual, julgo eu, não ser de grande utilidade a carta de marinheiro.

E talvez valha a pena sim lembrar que, mesmo sem carta de marinheiro, a 4 de Outubro, os portugueses podem e devem derrotar o governo Moby Dick que tanto nos tem amargurado e despedaçado  a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário