02 janeiro 2014

12 anos escravo

O filme de que se fala...

... já tinha sido evocado aqui, com o respectivo trailer e  c0m este vídeo do espiritual negro  Oh Freedom.

 

2 comentários:

  1. Como não percebo nada de inglês fui investigar o que era este filme e percebi que a história começa com Salomão, já escravizados em 1841 e atirado para o corte de cana-de-açúcar em uma plantação. Uma série de flashbacks muda a história para um momento anterior, quando Salomão, que vive em Nova York com sua esposa e filhos, aceita um trabalho a partir de um par de homens brancos a tocar violino em um circo. Logo os três estão desfrutando de uma noite civilizada em Washington, selando sua camaradagem com placas de empilhamento de comida, fluindo vinho ea convicção não declarada - mesmo que apenas em parte de Salomão - de uma humanidade compartilhada, uma ficção que se evapora quando ele acorda na manhã seguinte algemado e descobre que ele foi vendido. Depois disso, ele é passado de mestre para mestre até 1852..
    JM

    ResponderEliminar
  2. Vítor,
    Conhecia o espiritual "Oh Freedom" e os seus versos que a dada altura nos dizem "(...) and go home to my Lord and be free" (...). O pedido que não foi aceite: ir para casa e ser livre.
    Não conhecia este vídeo. A partir dele e com ele fica-me pois esquecido o belo elevado nessa sua condição e exposto - como em tantos espirituais -pela musicalidade das vozes que tantas vezes ouvi e cantei.
    A partir dele e com ele o que permanece é o horror elevado também nessa sua condição e exposto nas imagens e nos corpos e saber que acontece(u).

    ResponderEliminar