02 janeiro 2014

Depois da última cavacada

Tempo de lembrar a usura
e descrédito de certas palavras




Ora, depois deste grito de alma de Gaspar (que já antes tinha sido solto por Santos Pereira), o que convém saber é que :

- para termos uma ideia do baixíssimo nível de investimento que o nosso país tem hoje, basta referirmos que em termos reais no final de 2012 ele era inferior ao de 1989 e como em 2013 o investimento deverá ter caído 8,5%, podemos afirmar que o nível de investimento é hoje inferior ao de há 25 anos atrás. Com um tão baixo nível de investimento - o que é espantoso é como é que mesmo assim ainda vai caíndo de ano para ano - inevitavelmente, mais ano menos ano, o investimento terá que começar a crescer. Como se costuma dizer depois de bater no fundo, só resta crescer. O problema, o grande probber-se quantos anos levaremos a atingir um nível de investimento idêntico ao que já tivemos nos idos anos 80.

-  de acordo com as previsões e estimativas do Orçamento de Estado para 2014, o investimento (FBCF) em 2013 deverá ter caído 8,5% e de acordo com as previsões do Governo, ele deverá crescer em 2014 1,2%, ou seja, menos de um sétimo  do que caiu em 2013; (ver fontes aquiaqui).

- é lamentável que numa situação destas e sem que sejam tomadas medidas efectivas que conduzam à retoma da actividade económica - aposta no aparelho produtivo nacional, aumentos dos salários e das pensões e mais emprego - este Governo e o PR venham apregoar o fim da recessão, criando falsas expectativas nos trabalhadores e no povo, sabendo eles que aquilo a que se assiste é a um mero abrandamento do ritmo da recessão e que é bem possível que esta situação de recessão e estagnação possa perdurar por muito mais tempo.

2 comentários:

  1. A recessão continua e não há abrandamento. Apenas uma ligeira folga devido às festas de Natal que ainda dizem muito à maioria dos portugueses. E sabe-se lá o que virá depois?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Esta gentalha vende o país ao grande capital financeiro e económico.Ontem ouvi e vi na tvi 24, Guilherme Silva no debate com o João Galamba, dizer que os responsáveis da presente situação são todos os governos. Só podem ser o PSD, CDS e PS.! Apreciei a coragem.Se calhar vão repreender o senhor.

    ResponderEliminar