23 setembro 2011

Nada de comparações globais mas...

... atenção a certos factos !


 
Quem, por azar seu, acompanhar por alto ou por perto, o que escrevo há muitos e muitos anos reconhecerá certamente pelo menos duas coisas: uma é que não sou dado a tremendismos e outra que não dou nem um cêntimo para  um recorrente peditório a favor da reabilitação do fascismo português.
Dito isto, creio não estar proibido, atenta até a experiência profissional que aqui evoquei, de achar, sentir ou pensar que estão em curso ideias e projectos no âmbito da legislação laboral que são um recuo mesmo em relação a regras e disposições legais vigentes antes do 25 de Abril de 1974, o que não pode deixar de constituir um acrescido motivo de indignação e raiva.
Infelizmente, os tempos que correm e os habituais vícios de manipulação por parte de alguns obrigam-me a acrescentar que esta anotação não visa manifestar saudades de nada, não pretende estabelecer nenhuma comparação global entre o regime de hoje e o regime que, em boa hora, derrubámos em 25 de Abril de 1974. Visa sim, e isso assumida e frontalmente, salientar que isto tem um profundo significado histórico, que é uma revanche brutal sobre as aspirações e conquistas dos trabalhadores e que só pode estar em marcha por força de pessoas, concepções e culturas políticas que não entenderam nadinha de nada, ou entenderam bem de mais, o que revolução do 25 de Abril (e até certos pequenos avanços alcançados anteriormente) significaram na sociedade portuguesa.

4 comentários:

  1. Vítor, tenho que o saudar antes de mais, não lhe vou esconder que sou do PSD, no entanto acompanho o seu blog e as suas intervenções, admiro a sua inteligência e o seu trato.

    Sem querer o maçar, sou um simples comerciante da baixa do Porto, mas gosto muito de história. No outro dia, vi aqui no seu blog, uma posição sua sobre o pacto germano-soviético e o de Munique.

    Não quero que interprete isto como uma provocação, mas dizem sempre que Estaline foi pior que Hitler. Posso lhe perguntar se isso é verdade? Acha que o Estalinismo foi um mal necessário para a URSS? As purgas foram verdade? Ele era mesmo um louco?

    Sei que a URSS foi a que mais sofreu com a guerra e foi a grande e justa vencedora, apesar de ser anti-comunista, admito isso.

    Espero que não se ofenda, e se me puder responder, ficava contente.

    Cumprimentos para si, e continue com o seu blog.

    ResponderEliminar
  2. quem é que manipulou o que o vitor disse?

    ResponderEliminar
  3. Entre mais de quatro mil posts que já escrevi desde que vim parar a este meio não vai querer que me lembre de quais as distorções e infelizes deturpações que as minhas palavras tantas vezes sofreram.

    ResponderEliminar
  4. Vitor, que acha de responder ao Sr. Armando?

    ResponderEliminar