08 maio 2013

Raquel Varela, as deserções e o PCP

Triste sina a minha


Parece ser sina minha, ao longo de mais de 20 anos, ter de escrever quatro ou cinco vezes sobre os mesmos assuntos para pôr os pontos nos is em relação a deturpações, incompreensões ou, em alguns  casos, atitudes de má-fé, que periodicamente se repetem.

Vem este desabafo a propósito de um post da historiadora Raquel Varela no «cinco dias» onde veio relatar - e fez bem - a história de um conjunto de jovens oficiais do quadro (R.V. identifica-os como milicianos mas ao mesmo tempo diz serem tenentes e terem estado na Academia Militar) que resolveu desertar por oposição à guerra colonial.

Até aqui tudo bem não fora o caso de, como tantas vezes acontece sempre que se fala de deserções face à guerra colonial, Raquel Varela ter resolvido fustigar, deturpando-a, a orientação do PCP sobre essa questão, como se pode ver por estes parágrafos:

A este respeito, fiquem então mais uma vez as seguintes observações essenciais:


 Não creio que abone ninguém e muito menos uma historiadora - a quem reconheço tantos méritos quantas ideias feitas e distorcidas sobre o PCP - ser capaz de escrever que «o PCP teve de facto a política de impedir a deserção» quando até estão disponíveis online no Avante! clandestino centenas  de referências e apelos do PCP às deserções e a sua valorização, número que ascende aos milhares se considerarmos também todo o conjunto de materiais de agitação e propaganda publicados pelo PCP desde que as guerras coloniais começaram até ao 25 de Abril de 1974.



Avante! de Setembro de 1966



Como Raquel Varela sabe ou não pode deixar de saber, o que acontece sim  é que, na sequência de orientações anteriores e em seu aperfeiçoamento  houve  uma orientação consagrada numa Resolução especifica do Comité Central do PCP (ver na íntegra no final) de Junho de 1967 e publicada no Avante! de Setembro de 1967 em que se definia predominantemente para os militantes comunistas que «devem  trabalhar para estimularem e organizarem as deserções. Mas eles próprios não devem desertar senão quando tenham de acompanhar uma deserção colectiva ou corram iminente perigo de ser presos em resultado  da sua acção revolucionária». E aí mais se afirmava que «os militares comunistas devem continuar corajosamente o seu trabalho revolucionário nas forças armadas, tanto em Portugal como nas colónias, esclarecendo os seus companheiros, organizando os militares mais decididos e combativos, estimulando e organizando deserções e outras formas de acção protesto colectivos contra a guerra colonial, desde a resistência passiva até à sabotagem».


Do alto da sua cátedra blogosférica, Raquel Varela sentencia que «os frutos» dessa orientação «foram parcos ou nenhuns» certamente porque nunca leu nenhum dos testemunhos que alguns oficiais milicianos então militantes do PCP (e alguns hoje até são adversários vibrantes do PCP) deram à estampa na blogosfera sobre o que conseguiram fazer na guerra mas contra a guerra, certamente porque não conhece a importância das muito generalizadas atitudes de oficiais milicianos que, perante certas ordens ou operações militares superiormente determinadas, faziam o que se pode chamar «encanar a perna a rã», certamente porque é incapaz de compreender a influência política progressista que um número vasto de oficiais milicianos, a maioria deles experimentados nas lutas estudantis, veio a exercer sobre os oficiais do quadro permanente, favorecendo um seu processo de consciencialização política cujo fruto maior foi o levantamento militar (é assim que lhe continuo a chamar e não de «golpe») de 25 de Abril de 1974.


Do mesmo modo, não tenho grande esperança que Raquel Varela possa ser sensível ao argumento, a meu ver incontestável, de que se todos os militantes comunistas (e outros próximos do PCP) tivessem desertado isso teria debilitado enormemente as fileiras da resistência e da luta antifascistas dentro do próprio país e grandes jornadas de luta nos anos finais do fascismo não teriam tido a forte e marcante expressão que tiveram.


Aproveito para salientar que a prova de que o PCP tinha perfeita consciência da complexidade e da delicadeza da decisão de desertar ou não, até pela multiplicidade de circunstâncias e condicionalismos individuais e familiares, é que até eu conheço vários militantes comunistas que desertaram individualmente e depois, nos países onde se fixaram, se mantiveram integrados na actividade e militância partidária sem qualquer exclusão ou sanção.


Por fim, embora esta parte não diga respeito a Raquel Varela, recapitulo que em polémicas anteriores que travei sobre este assunto (a última salvo erro com Pacheco Pereira) sempre rejeitei e considerei uma enorme falta de grandeza e de sensibilidade humanas formular juízos sobre o que era mais corajoso - se desertar ou ir à guerra ( onde passaram e sofreram, é bom não esquecer, perto de um  milhão de jovens portugueses).

Já a seguir, texto integral em nova dactilografia para se ler melhor e com sublinhados meus:
 
1. Desde o inicio da insurreição dos angolanos, em Fevereiro de 1961, muitos milhares de jovens abandonaram os seus lares, passaram a fazer uma semi-clandestina ou emigraram para não serem incorporados nas forças armadas e irem para as colónias combater numa guerra injusta.


As deserções constituem a expressão do amplo movimento de resistência e protesto contra a política colonialista do governo fascista e em particular contra a guerra colonial, uma forte afirmação do seu espírito antifascista e da sua solidariedade para com os povos das colónias.


O Comité Central considera que é dever do Partido insistir, seja pelo seu trabalho de agitação, seja pelo trabalho das suas organizações, para que prossigam as recusas em massa a prestar serviço militar e as deserções de soldados e oficiais.

O Comité Central considera ao mesmo tempo as tarefas dos militares comunistas tendo em vista a multiplicidade dos seus deveres como revolucionários.Os militares comunistas devem trabalhar para estimularem e organizarem as deserções. Mas eles próprios não devem desertar senão quando tenham de acompanhar uma deserção colectiva ou corram iminente perigo de ser presos em resultado  da sua acção revolucionária.

2.O Comité Central considera que as numerosas deserções de membros do Partido, embora integradas no protesto e na resistência contra a guerra, não têm sido favoráveis ao desenvolvimento e organização do movimento revolucionário. Se todos os elermentos revolucionários abandonassem as forças armadas, estas converter-se-iam num instrumento dócil e mais eficiente da política fascista. Se muitos elementos revolucionários que desertaram das forças armadas aí tivessem permanecido, poder-se-ia hoje contar com uma mais forte organização militar revolucionária.


Os militares comunistas devem continuar corajosamente o seu trabalho revolucionário nas forças armadas, tanto em Portugal como nas colónias, esclarecendo os seus companheiros, organizando os militares mais decididos e combativos, estimulando e organizando deserções e outras formas de acção protesto colectivos contra a guerra colonial, desde a resistência passiva até à sabotagem


Esse trabalho, que exige grande coragem e firmeza,é indispensável para enfraquecer as bases da ditadura fascista e colonialista. Os interesses do povo português e dos povos das colónias portuguesas exigem que esse trabalho seja realizado. O Comité Central confia em que os membros do Partido empregarão os seus melhores esforços para o realizar.


Junho de 1967
O Comité Central do PCP


no Avante! de Setembro de 1967

10 comentários:

  1. Bom post.
    Permite que te sugira um ponto, em lugar de uma vírgula, no ponto 5, entre "familiares" e "é".

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que temos a lucidez muito informada e fundamentada do Victor Dias. De outra forma diversas vezes as falsidades e certas "interpretações" da história passariam como se de verdades se tratasse. Será que alguém está a perder a memória ou não tem o conhecimento adequado dos fenómenos ou simplesmente não tem tempo para dar respostas? Obrigado victor por estares SEMPRE a por os pontos nos is!
    Paulo Tojeira

    ResponderEliminar
  3. Muito se deturpam as posições do PCP. E o pior é que as pessoas acreditam, o que é um atraso para a eficácia da luta.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. É uma parte da nossa historia, que ainda não está bem escrita.

    Em França havia uma serie de comités de apoio aos desertores e refractários, mas todos fora da orla do PCP.

    A posição mais ou menos publica dos militantes do PCP, era que era necessário ir para as colónias, e lá fazer mobilização anti-colonial, desconheço os resultados práticos desse trabalho .

    Mas como escrevi no inicio, é uma parte da nossa historia que ainda não está bem escrita, e cada um dará o testemunho da sua própria experiência, mas por vezes invocar só jornais de um partido, para justificar determinadas posições, ignorando que o que se passou , pouco teve a ver com essas directivas, pode não ser a melhor forma de contribuir para o debate.

    ResponderEliminar
  5. Os preconceitos são como lentes distorcidas e, quando se trata do PCP, a Raquel Varela costuma mudar de óculos ...

    ResponderEliminar
  6. a questão dos milicianos é confusa, mas mais à frente percebe-se.

    Segundo me pareceu, pois tresli, um conjunto de então tenentes-alunos de Engenharia da Academia Militar demitiu-se da dita, inacabando os cursos e voltando à vida civil, por não querer fazer a guerra.

    Só que foram incorporados para cumprir o serviço militar, como tenentes milicianos de infantaria, e quando chegou, mais uma vez, a eventualidade de irem para a guerra desertaram.

    ResponderEliminar
  7. A Raquel fala de cor. Diz que a influência dos militantes do PCP foi nula. Achará que as laranjas nascem de geração espontânea e só existem no dia em que as colhem. E afirmam-se historiadoras e marxistas !

    ResponderEliminar
  8. Caro Vítor Dias, Vim agora cair neste "post" pela primeira vez. Ele não precisa de corroboração mas, de qualquer forma, quero deixar a minha total concordância, por experiência própria, com o ponto 3. E isto apesar de, em 1970, já não estar no PCP, mas ter conversado bastante sobre a minha decisão de não desertar. Honestamente, devo confessar que esta decisão foi por motivos familiares, mas já que a tomei, sinto que tentei fazer o melhor possível. Já agora, com alguma frustração, quando via fuzileiros que eu julgava ter influenciado bastante virarem na véspera de uma operação. Talvez fosse um mecanismo psicológico de defesa do medo. No final, e principalmente quanto a jovens oficiais do quadro, creio que o balanço foi positivo. Desculpe lá a bazófia ;-)

    ResponderEliminar
  9. É só fantasia, nada mais falso

    ResponderEliminar
  10. Já em meados de 1965 a posição do PCP - transmitida então pelo funcionário meu controleiro - era a de que os comunistas não deviam desertar, mas sim continuar a luta anticolonialista nas fileiras, inclusive nas colónias.
    Estive em desacordo, parti para o 1º exílio, regressei meses depois, fui incorporado e enviado para Angola, etc. Mas nunca aceitei essa posição do PCP.
    Saudações.
    Armando Cerqueira

    ResponderEliminar