29 maio 2013

Mais fogo de artifício ?

Por uma vez, dou
a palavra a Durão Barroso


Como era de prever, esta provável girândola de fogo de artifício explode hoje nas páginas da maior parte da imprensa nacional e europeia. Perante isto quero humildemente confessar a minha ambivalência: por um lado, tendo presente a imensidão deste flagelo, estou disposto a considerar que tudo o que vier à rede é peixe e melhor que nada; por outro, a minha distância em relação aos altos cumes da sabedoria económica empurra-me para não perceber como é que se combate de forma sinificativa o desemprego juvenil num quadro quase geral de estagnação ou recessão económica, a não ser que, à escala da União Europeia, se desate a criar centenas de milhar de empregos fictícios com salários pagos pelos Estados ou pela União Europeia.

Entretanto, e por uma vez, será de registar que, segundo El País, a este respeito Durão Barroso declarou ontem no Parlamento Europeu o seguinte (tradução minha):« Serei muito claro, há uma proliferação de novas iniciativas quando ainda não se puseram em marcha  as antigas. Isso tira-nos credibilidade. A Comisssão impulsionou em 2011 uma garantia para o emprego juvenil que fracassou pela rejeição de quatro países: Reino Unido, Suécia, Dinamarca e Alemanha».

1 comentário: