08 novembro 2011

Em dia de greve nos transportes

Uma sugestão para jornalistas

No dia da justa e combativa greve dos transportes públicos, o secretáriode Estado da área e outros quadros do PSD e do CDS  passaram o dia a falar do fabuloso défice das empresas públicas de transportes, alguns reconhecendo até agora algo que o PCP denuncia «há séculos», ou seja os vultuosos investimentos que deviam ser encargo  governamental e que foram transferidos para essas empresas públicas, empurrando-as (coisa que o PCP  também denunciou  já desde tempos muito longínquos) para o endividamento interno e externo.

No meio disto tudo, não quero que este dia acabe sem lançar um apelo  à comunicação social para que me explique algo que PSD e CDS deixaram na       sombra todo o santo dia de hoje, a saber, que partidos estiveram nos sucessivos governos  que definiram as políticas e adoptaram as decisões que conduziram ao tal arrepiante défice.          

Em troca, eu pago este favor da comunicação social dando-lhe uma sugestão inocente e construtiva: se querem perceber bem esta história das empresas públicas  de transportes, tirem-se das vossas tamanquinhas ou «zona de conforto» e mergulhem  nos comunicados dos últimos 15 anos dos sindicatos e comissões e trabalhadores das empresas do sector; aí encontrarão dezenas e dezenas de denúncias e críticas desde ruinosas opções de gestão até gastos suptuários de legiões de administradores e seus afilhados passando pela insuficiênciadas indemnizações compensatórias e o atraso no seu pagamento, em regra debaixo sempre de um grande fio condutor - afundar, afundar até mais não  para depois mais facilmente privatizar.

2 comentários:

  1. Vítor,
    Boa ideia, mergulhar nos comunicados das CT e sindicatos do sector.
    E fazer uma síntese, a publicar rapidamente, pelo menos na Net.

    ResponderEliminar
  2. Andam muito desmemoriados os comentadores. Só sabem falar nos defices das empresas públicas e no êxito das privadas. Até o "Metro do Porto" que há pouco tempo estava falido e hoje está já em ótimas condições de sobrevivência abrangendo uma grande parte da cidade(o que não é verdade).

    Um beijo.

    ResponderEliminar