09 novembro 2011

Como alguns não vão ao médico ...

... está bem assim ?



Tendo  em conta os suspiros ou reclamações que aqui se dirigiram ao PCP, pelo  manifesto interesse público e relevância da questão e como prova nada desprezível da minha abertura de espírito e capacidade de acolher exigências alheias, informo que acabo de deixar na respectiva caixa o seguinte comentário :

«Fulminado por esta ideia das «desautorizações» por parte do PCP a pessoas que, sob nome verdadeiro ou falso, escrevem nas caixas de comentários dos blogues, informo que já escrevi à Direcção do PCP a propôr o seguinte:

- que o Avante!, semanalmente e de preferência longe da rubrica «obituário», crie uma rubrica intitulada «desautorizações» com o teor que aqui exemplifico:
« A direcção do PCP entende informar os militantes do Partido e a opinião pública em geral que, na semana transacta, desautoriza as seguintes opiniões emitidas em caixas de comentários de blogues por cidadãos que se apresentaram como comunistas:

- «Chico da Foice» no «Vias de Facto»;

- «António do Martelo» no «Cinco Dias»

- «Álvaro Guevara» no «Spectrum»
(etc., etc.)



- e ,finalmente, como exigência organizativa decorrente do ponto anterior, que o PCP crie uma linha telefónica gratuita para receber informações ou sugestões sobre comentários em caixas de blogs de que se deva demarcar.»

Na altura não me lembrei mas agora acrescento uma terceira sugestão à Direcção do PCP relativamente  a este momentoso problema:

«- que os organismos executivos do Comité Central do PCP, após o estabelecimento de uma lista dos 50 blogues mais importantes a acompanhar, os distribua pelos seus membros para acompanhamento diário e  com caracter prioritário em relação a todas as outras tarefas que lhes estão atribuidas».

14 comentários:

  1. Bem pensado, eu apoio esta proposta :-)

    Não deixa de ser curioso este post do MSP, que ultimamente se tem dedicado quase em exclusivo a atacar o PCP, assim como este da Helena Matos (http://blasfemias.net/2011/11/06/um-copinho-de-agua-com-acucar-sff/), que igualmente tem tido o PCP, de forma regular, como alvo das suas prosas, para quem ainda há pouco tempo era capaz de jurar a pés juntos que os comunistas estavam mortos, bem se pode dizer, que para mal deles, as suas opiniões eram colossalmente exageradas.

    ResponderEliminar
  2. Fico então à espera da listinha... :-)

    ResponderEliminar
  3. Uma ideia interessante no blogue do alfredo maia

    http://navedosdias.blogspot.com/2011/11/fwd-os-reformados-e-nao-so-e-greve.html

    ResponderEliminar
  4. Vítor Dias,
    ARE YOU TALKIN TO ME?
    Pareceu-me que não mas se for, lá terei de vir "defender o bom nome" :)

    ResponderEliminar
  5. Caro Dédé :

    Só enfia carapuças quem achar que a medida
    delas lhe assenta bem.

    O link está para onde está, ponto final, parágrafo.

    ResponderEliminar
  6. Para Olaio:
    estive a contar os posts que publiquei de 15 de Outubro para cá: foram 25. Há cinco deles que se referem ao PCP - e é discutível que seja o PCP o tema principal desses cinco.

    Para Vítor Dias:
    já que V. traz para aqui a minha citação e breve glosa do post do Dédé, preferindo criticar a tese deste último através de alguém que dela simples e literalmente se fez e eco, permita-me que reproduza aqui a resposta que lhe dei no Vias:


    'V. teria, sem dúvida tanto de razão quanto de sentido de humor, se as coisas e casos referidos no post do Dédé fossem como V. as pinta. Sabe que não é o caso, não sabe? E não me vai obrigar a "descer" a indicar-lhe nomes e a citar-lhe exemplos que mostram que nem sempre são agentes provocadores inidentificáveis os autores dos dislates, cuja gravidade o ridículo não basta para atenuar, que o Dédé cita.
    Quanto ao resto, remeto-o para a troca de comentários que mantivemos a propósito de outro post aqui há dias. (http://viasfacto.blogspot.com/2011/11/ainda-sobre-reabilitacao-militante-dos.html?showComment=1320348453781#c1264880377081351989)
    De qualquer maneira, registo com agrado que, apesar de tudo, embora afirmando que a "desautorização" é dispensável, V. sinta, ainda que indirectamente, por se demarcar do "radicalismo populista-rasca de fachada comunista". Melhor ainda seria que, apesar do facto de o fenómeno ser particularmente repugnante, V. reconhecesse que haveria vantagens em analisá-lo, preveni-lo e combatê-lo.

    Sinceramente'

    msp

    ResponderEliminar
  7. Muito bem, Vítor!
    Ainda há alguns dias comentava que muitos dos que se apresentam nas caixas de comentários dos blogues como fiéis depositários da verdade revolucionária não me parecem muito mais do que provocadores anti-comunistas.
    Relacioná-los com a acção do PCP é mera fantasia ou política baixa.
    Abraço
    tms

    ResponderEliminar
  8. Subscreve o Vitor Dias o artigo do sr Messias?

    Gostaria que me respondesse, se o entender , só para uma clarificação.

    ResponderEliminar
  9. Caro MSP
    de facto, o VD tem razão na sua ironia. Uma coisa é o que os militantes fazem individualmente, outra são as posições da direcção do PCP ou as posições aprovadas pelo colectivo partidário- que como é normal representam a posição maioritária e democraticamente autorizada.

    A propósito disto, por exemplo e porque creio que o meu caro amigo é ou já foi votante do BE, não confundo as posições ou demonstrações de alguns militantes com a direcção do Bloco. Posso-lhe falar de actuais dirigentes do Bloco (creio que um@ ou outr@ estarão na Mesa Nacional actual) que falsificaram referendos enquanto dirigentes associativos no Ensino Superior mas não é por isso que acho que essa seja a postura do BE face a processos eleitorais, posso-lhe falar de actuais dirigentes do BE (e não sei se nenhum não terá passado pela AR) que no 11 de Setembro davam saltos de alegria com a queda das torres gémeas mas não creio que essa seja a postura do Bloco face ao 11 de Setembro, podia até falar-lhe de actuais dirigentes do Bloco que enquanto dirigentes associativos quando hospedados em residencias universitárias (em encontros de direcções associativas) não tiveram problemas em usar mesinhas de cabeceira dos quartos como cinzeiros danificando de forma despreocupada propriedade publica e de uso social, mas não creio que isso reflita o comportamento dos dirigentes, muito menos dos militantes do Bloco.

    Eu compreendo que num colectivo partidário (e garanto-lhe que no PCP ainda mais), existe uma diversidade infindável de posturas, actitudes, comportamentos, modos de estar perante a vida e exactamente por causa disso é que existe uma direcção partidária que em processos de auscultação e consulta aos seus militantes vai definindo uma posição em correspondência com a vontade maioritária dentro do Partido.

    E, por favor, não venha com a conversa da ostracização das minorias. Eu, e não outro, eu próprio já votei contra teses em congresso, já me abstive em eleições para o CC, já propus mudanças nos métodos de eleição de dirigentes, já critiquei posições da maioria partidária sobre matérias concretas, já defendi a distribuiçao gratuita do Avante, etc, etc, etc e,olhe o resultado, estão sempre a pedir-me que assuma mais responsabilidades e tentam marcar reuniões de acordo com a minha disponibilidade de modo a que eu possa participar (e a minha disponibilidade é pouca porque sou pai a tempo inteiro...)

    Por isso, meu caro MSP, pedia-lhe que antes de disparar ou tentar "entalar" algum militante ou comentador ou apoiante que se identifique com o PCP pense é na diversidade imensa que este colectivo alberga, sem exclusões nem ostracizações de nenhum tipo.

    Cumprimentos

    Rafael Fortes

    ResponderEliminar
  10. Não me parece que estas guerrinhas de «blogados» levem a algum lado, neste momento em que precisávamos de ter a cabeça fria para vislumbrar uma saída para esta medonha crise. Cá por mim, não pertencendo a qualquer partido político,e sendo uma independente de esquerda (e há poucos!) sinto que preciso mais do que nunca do PCP. Estes senhores que fazem do PCP um alvo constante - mais ou menos explícito - não sei o que terão feito , ou o que pensam fazer pelo nosso País, mas, em alguns casos, o seu passado não augura nada de bom (ou grande coisa!)...Haja, pois, paz entre os homens de boa vontade!
    Helena Pato

    ResponderEliminar
  11. Vítor Dias, dar importância a esses bloggers é perda de tempo, isso é o que eles querem. Eu não sei porquê, mas quando os leio, a esses aos do Delito e tantos outros, lembro-me sempre da clássica cena do "Páteo das Cantigas" em que o Vasco Santana dizia para o candeeiro..."lá por dares luz a uma rua já pensas que és o sol"!!

    ResponderEliminar
  12. senhor augusto:

    Nos termos emque achei adequados já respondi isso na caixa de comentários do «vias de facto».


    Mas,para o caso de não ter lido,aqui o repito: eu escrevo o que escrevo actualmente e tenho mais de 30 anos de exposição pública da minha forma de pensar e escrever políticamente. Desculpe a prosápia mas,assim sendo,não aceito reptos para, cada vez que alguém o reclame, ter de comentar o que camaradas meus ( e neste caso um velho e estimado amigo)escrevem.

    ResponderEliminar
  13. Eu não reclamei NADA, queria e só, entender, se está de acordo com o teor do artigo do sr Messias.

    Pensei que a LIBERDADE DE PENSAMENTO, e de critica, era algo que NENHUM homem ou mulher de esquerda deveria alienar, parece que me enganei.

    De qualquer forma obrigado pela respostas.

    ResponderEliminar