20 novembro 2011

Eleições em Espanha

O que estão dizendo
as sondagens à boca das urnas

Maioria absoluta de deputados para o PP (mas só com 43,5% dos votos), partido com um programa oculto como o PSD de cá, descalabro do PSOE (cerca de 30%), subida muito consistente da Esquerda Unida em número de deputados (ainda não se sabe a percentagem de votos), importante êxito da coligação abertzale Amaiur.

6 comentários:

  1. Há 40 anos que vivemos em democracia com eleições e voto secreto e nunca vi comunistas ganharem eleições legislativas. Onde é que está a reflexão pública ? A auto-crítica ?

    ResponderEliminar
  2. Há 40 anos que vivemos em democracia com eleições e voto secreto e nunca vi os "social-democratas" e liberais que têm governado, conseguirem melhorar as condições de vida da população. Onde está a reflexão pública? a auto crítica?

    ResponderEliminar
  3. Anibal, engana-se redondamente. Em Chipre, país da EU, por exemplo, o partido AKEL governa, e governa porque tem sido o mais votado nas eleições. Não é aliás caso único. Existem exemplos, noutras partes do mundo, de partidos comunistas que chegam ao poder, coligados, em eleições legislativas, ou semelhantes.

    ResponderEliminar
  4. Curioso é que - acabo de ler - hoje mesmo, as taxas de juro (dívida) já subiram!
    Em frente, pois, com esta estratégia de fazer a vontade aos mercados, que vai-se longe, vai-se!
    Abraço, Vítor
    Lena Pato

    ResponderEliminar
  5. Falava de Espanha, claro. Hoje, o dia a seguir ao governo ter caído e quando a direita se prepara para governar...Enquanto não tiverem um tecocrata das finanças "confiável" à frente do governo os mercados não descansam...
    Helena P.

    ResponderEliminar