13 maio 2020

Venezuela

Não vá a pandemia
 fazer esquecer isto

«Ele foi chamado de "golpe privado": um plano para sequestrar Nicolás Maduro e entregá-lo às autoridades dos Estados Unidos, que oferecem recompensa de US$ 15 milhões (R$ 86 milhões) por informações que levem à prisão do presidente venezuelano.
O plano, comandado pela empresa de segurança americana Silvercorp, começou com meses de treinamento para ex-militares venezuelanos no deserto colombiano Guajira. Eles tinham armas, coletes, e sistema de comunicação.
A Silvercorp chegou a ter contatos com a oposição venezuelana, aberta a explorar "todas as opções" para derrubar Maduro.
E assim nasceu a chamada Operação Gedeón, cujo líder era Jordan Goudreau, um ex-militar dos EUA que participou das guerras no Iraque e no Afeganistão como parte das forças especiais do Exército. Vários outros ex-soldados dos EUA o acompanharam.
Em 3 de maio, cinquenta homens embarcaram em dois barcos na Colômbia com o ambicioso objetivo de ocupar o palácio presidencial de Miraflores, remover Maduro e levá-lo aos EUA.»
aqui
e ler também aqui na RFI
«Au Venezuela, l’opposition dirigée par Juan Guaidó est plus que jamais embarrassée. Une enquête du Washington Post révèle que plusieurs proches de Guaidó ont bien signé un contrat de 213 millions de dollars avec l’entreprise américaine SilverCorp. C’est cette entreprise qui a commandité la tentative d’intrusion maritime échouée le 3 mai dernier, qui a conduit à la mort de huit personnes et à l’arrestation de 31 autres, dont deux Nord-Américains.»

4 comentários:

  1. 50.000 dólares?
    O Maduro está a preço de saldo!

    ResponderEliminar
  2. Até ser dia
    não matem os rosmaninhos

    ResponderEliminar
  3. É estranho como nada foi dito sobre este assunto, enquanto decorreu a tentativa fracassada de invasão.

    Por outro lado, há que referir que, na sua maioria, foi o povo venezuelano que ajudou a alertar as tropas para o posicionamento destes e demais mercenários. Houve uma grande e saudável interligação entre o presidente Maduro e o povo, ao ponto que estes não pararam de topar com todos aqueles que se supunham estranhos ou suspeitos aos venezuelanos.

    Mais ainda, a Guarda Nacional Bolivariana é hoje uma das tropas mais disciplinadas na América do Sul, ao lado do povo: pescadores e camponeses.

    Por último: Nada ou ninguém descreve o combate da Venezuela contra a pandemia. A Venezuela é um dos países com menos infectados e mortos. Graças ao sucesso do plano de luta contra a epidemia pelo governo de Nicolás Maduro, o povo está com o seu presidente e com o governo que o protege.

    Julgo que o melhor é acompanhar as páginas da internet do «La Iguana» e ouvir as observações do filósofo Perez Pirela, pois aqui em Portugal a única ideia que passa acerca daquele país é absurda ideia que o povo passa fome.

    ResponderEliminar
  4. De preços sabe o Jose.

    Desde há bastante tempo se interessa pelo assunto e pelo mercado.

    Calado que nem um rato sobre a Venezuela, acordou agora desta forma salivante.

    ResponderEliminar