11 julho 2014

A última sondagem do «Expresso» ou...

... antes que voltem o choradinho
e as confusões do costume




A ver se nos entendemos: eu estou suficientemente identificado do ponto de vista político-partidário para que qualquer leitor intua, perante dados como os desta sondagem, quem é que eu acho que merecia, devia e era bom para alternativa que tivesse mais e quem eu é que eu acho que devia ter menos. Mas este post não é sobre isso, é sobre os títulos que já estão a ser feitos sobre esta sondagem numa linha de mistificação que já vem de longe e que traz levadas de água no bico. Eu já escrevi sobre este tema e sobre números similares aqui, aqui, aqui e aqui. Mas, apesar disso, estou certo que vao voltar o choradinho sobre « «mau» resultado do PS e a efabulação sobre a hipótese de PSD e CDS voltarem, a ganhar as próximas legislativas.
Por isso, mais a ditar paara a acta do que na esperança de que alguns finalmente me ouçam ou entendam, absolutamente contra a corrente só quero chamar a atenção para o seguinte:

1. A sondagem incidiu sobre candidaturas separadas do PSD e do CDS e não é nada certo, para mim antes pelo contrário, que coligados obtenham os 34,1%  que lhes dá a soma dos resultados de cada um nesta sondagem;

2. 27,5% para o PSD representaria o seu 3º pior resultado nas 13 eleições legislativas já realizadas, o mesmo acontecendo (3º pior resultado) para os 6,6% do CDS, sendo portanto do domínio do inconcebível que com um resultado assim estes partidos alguma vez formassem governo, a não ser que o PS se abstivesse na moção de censura do programa de governo que PCP e BE certamente apresentariam;

3. De há muito que, como denuncio desde o primeiro dia, que certos títulos e interpretações de sondagens outra coisa não visam do que incutir falsa e erroneamente na opinião pública de que o saldo e a consequência das legislativas se tiram a partir do resultados de apenas três partidos - PS, PSD e CDS.

4. Como os 100% que estão em disputa não esticam (e como a abstenção não é para aqui chamada), era bom que aquelas pessoas que se dizem à esquerda do PS mas choram os seus «maus» resultados nas sondagens explicassem finalmente quem é querem que tenha menos percentagem para o PS ter mais.

2 comentários:

  1. As sondagens enervam-me. E mesmo que eu saiba que são manipuladas, quando vejo a CDU a descer, pouco que seja, fico mesmo desmoralizada!!!!!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Bem, de manipulação de noticias sabem os comunistas não é?
    Podiam ensinar umas coisas aos jornalistas, ahah

    ResponderEliminar