05 junho 2013

As sondagens e...

... a bela arte
de formular as perguntas


Provavelmente não faltará quem diga que sou miudinho, chato e embirrento. Mas, adiantando que não ponho as mãos no fogo sobre que opinião têm realmente os portugueses sobre o prolongamento da vida do actual governo, não posso deixar de registar que, na sondagem hoje publicada pelo i, a pergunta sobre se o governo deve completar o mandato contém a finalidade de «não se perder a imagem internacional conquistada até agora» (elemento apresentada como de conotação positiva) mas já a pergunta sobre se devem ser convocadas de imediato eleições antecipadas está apenas ligada à ideia manifestamente neutra de «para que um novo governo possa assumir os destinos do país».

Acho francamente que, para as perguntas serem identicamente "isentas", então a segunda devia por exemplo dizer «eleições antecipadas para acabar com a austeridade».


2 comentários:

  1. A informação sobre a verdadeira situação do País é tão deturpada que muitas pessoas ainda não se aperceberam bem do tremendo buraco em que vão caindo, caindo,caindo....

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. -Todo o burro come palha, a questão é saber dar-lhe.../...

    aferreira

    ResponderEliminar