17 março 2021

Um esclarecimento essencial

 Para acabar com
 a fantasia dos arquivos
fechados a sete chaves

1. As acusações de «secretismo» e «ocultação», que alguns procuram animar sabendo que são infundadas, são desmentidas pelos seguintes factos:

- a maior parte da imprensa clandestina quer do PCP quer de sectores de actividade, assim como jornais de cadeia ou dossiês sobre a actividade dos seus principais dirigentes históricos estão disponíveis no sitio do PCP;

- o PCP de há muito que presta informação e disponibiliza materiais, incluindo pelo envio digitalizado, em resposta a numerosas solicitações de universidades, académicos, doutorandos, estudantes ou órgãos de comunicação social;

- o PCP mantém uma activa cooperação sobre o seu acervo documental, com entidades diversas de que são exemplo os museus de Peniche ou do Aljube, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde se encontra a Biblioteca Magalhães Vilhena, ou o Arquivo Nacional da Torre do Tombo que se tem traduzido na sua colaboração em actividades por este desenvolvidas.

2. Naturalmente que, tendo o PCP vivido 48 anos na mais rigorosa clandestinidade, os seus arquivos apresentam lacunas e insuficiências, o que, por vezes, impede uma resposta positiva a determinadas solicitações.

3. O PCP prosseguirá na sua orientação e reiterada prática de facultação e acesso aos seus arquivos (que, recorde-se, não são um arquivo público) mas sempre norteado pelos seus legítimos critérios e soberania de decisão e não ao sabor de interesses ou motivações que sejam estranhos à investigação e divulgação históricas.

17 de Março de 2021

O Gabinete de Imprensa do PCP

Adenda : a noticia do «Expresso» sobre este comunicado é um perfeito exemplo de mã-fé e preconceito. Tudo visto, não há nada que contente o «Expresso».

4 comentários:

  1. Os critérios de verdade a que temos direito segundo o Balsemão vão ao ponto de retirar de circulação artigos em abono da verdade como foram as Grandes Reportagens sobre o Chega que desapareceram do YouTube a pretexto de um qualquer direito de autor sem nexo nenhum.

    ResponderEliminar
  2. Talvez o Expresso, tão interessado na história, possa publicar agora a foto do Sá Carneiro com o Ramiro Moreira, o discurso em que o Balsemão se apelidava de socialista tratando os seus por camaradas, etc; podem aproveitar para divulgar a lista dos Panamá Papers. Quem não os conhecer que os compre.

    ResponderEliminar