28 maio 2014

Quase ninguém fala dela MAS EXISTE !

Enquanto uns se sangram em
vida, há quem cumpra o seu dever

para com os eleitores

A direita sofreu no passado domingo uma derrota histórica (repito mil vezes porque há magotes que ainda não reconhecem plenamente: o seu  pior resultado em todas as eleições  realizadas desde 1975) e  a vitória eleitoral pertenceu naturalmente ao conjunto de forças que são ou se declaram da oposição (e quem assim não o entende é porque está prisioneiro de bafientos e perversos desejos ou sonhos de uma «bipolarização» entre PSD+CDS e PS). Em conformidade com isto, o PCP decidiu - e bem - apresentar uma moção de censura que será discutida sexta-feira na AR mas infelizmente no contexto de um clima político  com contornos suicidários e umbiguistas que devem estar a fazer a felicidade dos duramente derrotados de domingo passado. Escrevo isto mas infelizmente parece ser conveniente esclarecer de imediato  o que devia ser óbvio, ou seja que não me pronuncio sobre a guerra entre costistas e seguristas, até porque os comunistas levam mais de trinta e tal anos  a  esclarecer que, quanto ao PS, não discutem caras mas políticas.
Entretanto, como era de esperar, não faltam os que vêm escrever ou dizer que a moção de censura do PCP é um brinde à direita porque esta tem uma maioria parlamentar e verá «reforçada a sua legitimidade parlamentar». Ora, sobre esta «cassete» ( que raramente vi aplicada às moções de censura apresentadas nesta legislatura pelo PS) só quero dizer que se só se apresentassem moções de censura quando estivesse garantida a sua aprovação, então nunca teria sido apresentada nenhuma em Portugal (relembro que um governo de Soares caiu uma vez na AR mas tratou-se de uma moção de confiança apresentada pelo próprio e não de uma moção de censura).

E já amanhã 


8 comentários:

  1. o psd/cds cerra fileiras e o ps no fragor da batalha encena novas prima-donas sem mudar o programa. Muda apenas as lantejoulas. E no meio da encenação que durará pelo menos até se diluir o efeito da moção de censura do PCP, não se falará nem discutirá nada mais que o enredo do califa que quer ser califa no lugar do califazinho

    Uma vista de olhos aos apoiantes perfilados com o califa que deu à costa é suficiente para ver que se trata de mudança de mosquinhas por moscardos. Ah! como sempre, o mau da fita é o pcp, pelo menos desde as sócretinas narratcivas de cisco assis zorrinho ana gomes, "estadistas" de alto coturno estático.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O PS está muito mais preocupado com o Marinho Pinto, do que com o PCP.

      Eliminar
  2. A Moção de Censura é só para marcar a agenda politica , como o Vitor Dias muito bem sabe.

    Consequências praticas NENHUMAS.

    ResponderEliminar
  3. Moção de censura importante, diria até imprescindível. Pena é que não lhe seja dado o relevo merecido, quer no conteúdo, quer na discussão na AR.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É caso para dizer que o pior cego é mesmo o que não quer ver. Por muita e séria discussão que houvesse, a Assembleia da República sempre aprovaria (e aprovará) uma moção de confiança ao Governo. Censura?

      Eliminar
    2. Monteiro é outro democrata de fancaria, desses que acham que a política se esgota após eleições. Uma vez que foi votado e houve quem ganhasse, ficam vedadas as iniciativas previamente perdedoras. Nessa ordem de ideias nem era preciso meter lá os deputados das oposições.

      Cambada...

      Eliminar
  4. Pois eu não penso assim. A moção de censura não dá para cair o Governo, mas é também mais uma forma de dar visibilidade e apresentar alternativas a uma política que nos destrói.

    ResponderEliminar
  5. Se as moções de censura fossem tão inócuas nunca cisco assis teria falado delas não como censuras ao governo psd-cds mas como tentativas de dividir ... o ps de seguro costa cisco assis, dando origem a "estrondosas" abstenções qd da crise entre pedro e paulo de gasparinho.

    E se fossem assim tão inócuas o ps seguro costa não estaria ensarilhado e em guerra intestinal entre mosquinhas e moscardos. Seguro sem conhecer o texto da moção, apesar do "frete", declarou que o ps a votaria favoravelmente. Fosse La costa o líder, que faria ele ? Teria avanado com outra moção de censura ?

    Seguro foi ingénuo ou sabendo do que a casa gasta, perdido por cem, perdido por mil, armadilhou o caminho do inteligente costa ? Que leva costa a sair do conforto de lisboa e dum futuro cadeirão em belém, que seria o seu projecto, e "queimar-se" no caldeirão como salvador da pátria ? E que faz sócrates, aparentemente na sombra ? Que está para lá das aparências ?

    Entretanto, o psd-cds deixam que o ps se esfrangalhe ? Separar-se-ão as águas no mar morto apesar de ou por causa do maremoto ?

    ResponderEliminar