11 maio 2014

No "DN" de hoje, um péssimo sinal

Fita métrica e
«critérios jornalísticos»


Acreditem os leitores que li e ouvi centenas de vezes ao longo de quase três décadas, responsáveis de órgãos de comunicação social  responderem a certas queixas sobre pluralismo afirmando que este não podia ser avaliado com fita métrica ou cronómetro e que o que devia contar eram os «critérios jornalísticos» baseados sobretudo na importância relativa dos acontecimentos ou iniciativas a noticiar.

Por falta de scanner, reparem agora os leitores nesta minha tosca tentativa de reconstituição gráfica das páginas 10 e 11 do Diário de Notícias de hoje :


Temos assim que, para o DN, os seus famosos «critérios jornalísticos», o levam a dar a um comício da CDU num Coliseu cheio metade do espaço concedido a uma ida de Rangel a uma feira e a uma passseata de Assis por Trás-os-Montes. E o pior é que afinal assim se prova que quem usa fita métrica viciada é o DN e que se deve preparar para, durante toda a campanha, assassinando os critérios jornalísticos, criar na cobertura das campanhas uma Primeira Liga reduzida a dois concorrentes (e viva a costumeira «bipolarização») , uma II Liga e ainda talvez uma III Liga.

5 comentários:

  1. Recebido de ANÓNIMO:
    Em contrapartida o Publico dá uma pagina ao PCP, e divide a outra pelos 3 restantes partidos. E o PCP não tem nenhuma razão de queixa do DN , pois todos os dias dão destaque ao PCP, mesmo que a noticia não tenha nenhuma relevância. Mas nunca ninguèm está satisfeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A meu ver, o Público respeitou a diferente relevância das iniciativas. E o leitor anónimo ou não me leu bem ou faz-se desentendido. Recomendo-lhe por isso a leitura de novo da parte final do post.

      Eliminar
    2. De qualquer modo, o Público esteve bem, mas nem sequer é essa a regra. O anónimo deve ter lido hoje as notícias pela primeira vez na vida - até no que toca ao DN agora promovido a destacador do PCP quando não tem relevância.

      Eliminar
  2. Mas os destaques estão lá e bem"destacados" no post. Eu não leio o DN, sou do Porto. Mas leio o JN e reparo bem no modo como são apresentadas as notícias.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Uma adenda apenas. Também não costumo ler o Público.

    ResponderEliminar