02 maio 2014

Não queria ser miudinho mas...

... há cada maneira de escrever


No Público online pode ler-se a passagem acima e, como devem ser em barda os leitores que não são tão velhos como eu, talvez seja melhor informar que :

1. Desde há trinta e nove 1ºs de Maio (e não 40 porque o de 1974 acertadamente não foi exclusivamente sindical mas antes um autêntico desfile massivo da vitória sobre o fascismo [*]) que os dirigentes principais da CGTP naturalmente encabeçam e «lideram o trajecto» da manifestação do 1º  de Maio que aquela central sindical promove;

2. Desde há trinta e nove 1ºs de Maio que uma delegação do PCP, sem qualquer pano ou faixa partidária (nem todos podem dizer o mesmo), integra o desfile do 1º de Maio da CGTP em local por si escolhido e naturalmente nunca perto da cabeça da manifestação.

E creio que isto será bastante para se perceber que ali ninguém «relega» ninguém para lado nenhum. 

[*] A este respeito, ainda me lembro de, nas vésperas e na Cooperativa Esteiros, ter visto e lido a mensagem  em folha de papel quadriculado que, com a sua letra muito certinha, António Dias Lourenço enviou a Mário Soares procurando sensibilizá-lo para a necessidade e justeza da manifestação do 1º de Maio ter o caracter que de facto veio a ter.

5 comentários:

  1. O jornalista do Público não conhece e por isso mistura os ideias sindicais e políticos com os jogos dos capitalistas que se atrapalham uns aos outros na ânsia de terem mais.

    ResponderEliminar
  2. Não faltei a um único 1ºde Maio, desde 1974. E sempre vi a CGTP em 1º plano e todos os participantes em lugar que escolheram. Apenas temos a lamentar o triste 1º de Maio de 1982, no Porto, em que de facto houve tentativa de usurpação de lugares.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da frase " Nem todos podem dizer o mesmo" é claro que as dezenas direi centenas de cartazes CDU, anuncios da festa do Avante, e outros não têm nada a ver com o PCP, mas isso são caturrisses de velho....

    Há pois o Jerónimo não ia com nenhuma faixa ...POIS....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os cartazews do PCP, como o de outras forças políticas, por maioria de razão designadamente em épocas pré-eleitorais. estão por toda a parte portanto tabém nas avenidas onde há manifestações.

      Deixe- se chutos para canto e responda a duas inocentes perguntas:

      - alguma vez viu a delegação da direcção do PCP na manifestação da CGTP segurando alguma faixa ou pano partidário ?

      - ao contrário de outros. alguma vez viu os comunistas desfilarem em manifestações unitárias agrupados em bloco
      e com a sua simbologia partidária ?

      Eliminar
  4. Este "comentário" do Público foi para compensar ter sido o ÚNICO jornal diário a apresentar na primeira página uma foto da manifestação....
    Viva a liberdade de imprensa!

    ResponderEliminar