11 abril 2014

Henrique Espírito Santo, meu amigo, meu camarada

Até 28 de Abril,  homenagem a um
grande obreiro do cinema português


«Henrique Espírito Santo nasceu em Queluz em 18 de Novembro de 1931. Conta hoje 80 anos de idade e no currículo cerca de 70 filmes produzidos. A sua influência no cinema português é marcante. Nomeadamente no período em que se deu a vaga do cinema novo português, que viria a ser o período do aparecimento de vários realizadores com quem trabalhou.
Herdou dos seus pais o interesse e o gosto pelo cinema. Foi essa curiosidade e essa paixão pelo cinema que levou Henrique a envolver-se em cine clubes decorria o ano de 1948. Tornou-se sócio de vários cine clubes entre eles o ABC e Cine clube Imagem do qual foi dirigente e presidente em 1959. Foi na actividade cine clubista que conheceu Fonseca e Costa com quem trabalhou na primeira longa-metragem de ambos. «O Recado» a primeira longa de José Fonseca e a primeira longa de Henrique decorria a ano de 1971.
Henrique Espírito Santo foi também vítima de perseguição da PIDE no tempo da ditadura. Esteve encarcerado durante 18 meses acusado de subversão.
A Associação de Imagem reconhece o seu valor como homem e profissional. A Associação de Imagem reconhece e enaltece as suas qualidades como director de produção e produtor. Teve sempre uma atitude exemplar e extremamente correcta com quem trabalhou ao longo de todos estes anos. Os valores da ética e dos princípios de respeito mútuo sobrepuseram-se sempre aos valores materiais.» (aqui)

1 comentário: