06 abril 2014

Deve ser por causa do meu Q.I, mas...

... francamente, não percebo !

O suplemento Q - O Quociente de Inteligência do DN de ontem era integralmente dedicado aos 40 anos do 25 de Abril e, na sua capa, avultavam o título e o texto que se seguem (sublinhados meus):

Ora, lendo isto e não querendo ser desagradável com ninguém, não posso deixar de observar que:

1. É minha firme convicção que um normal quociente de inteligência desaconselha a que, 40 anos depois do 25 deAbril, se venha afirmar que ainda falta escrever «a verdade» sobre o 25 de Abril ou que    se  deixe no ar a insinuação de que este grande acontecimento na nossa vida colectiva  ainda está por  «explicar»  comose estivesse envolvido em profundíssimos mistérios e segredos.
2. É minha sólida convicção  que um razoável quociente de inteligência  devia recomendar que se entendesse que, sobre um acontecimento (e processo) desta natureza e alcance bnunca haverá uma «verdade» total e totalizante, indiscutível e incontornável, já que o próprio trabalho dos historiadores representa sempre um movimento e esforço de sucessivas e nunca terminadas  aproximações à verdade histórica.
 
3. É minha arreigada convicção  que um comezinho quociente de inteligência que tivesse em conta a existência de uma já vasta bibliografia sobre o 25 de Abril (em que entram obras de historiadores mas também numerosos testemunhos pessoais de destacados protagonistas)   devia proibir intelectualmente que alguém viesse fazer uma pergunta  absurda e disparatada sobre «o que assusta capitães de Abril, políticos, ensaístas, historiadores    e escritores para clarificar em definitivo o golpe militar».            

2 comentários:

  1. É claro e evidente que o grande capital e seus servos têm o sonho de querer reescrever o 25 de Abril de acordo com as suas conveniências/interesses ou a sua visão da verdade! E o presente texto é um bom exemplo disso mesmo!!!

    ResponderEliminar
  2. O quociente é bastante elevado… não é é de inteligência, para contínuo vilipêndio público das mães de muitos destes escribas! :-)

    ResponderEliminar