04 setembro 2013

Que sina a minha !

Uma Fotobiografia,
egos e uma fantasia


Em torno de uma canelada, fruto de egos desmedidos e consideráveis azedumes, surgida no jornal «i», ao que parece com uma contribuição do jornalista Joaquim Vieira, só quero observar uma série de coisas que me parecem inteiramente naturais: que o que acabou de ser editado foi uma Fotobiografia de Álvaro Cunhal e não Um Álbum Fotográfico dos Dirigentes do PCP desde 1921;  que uma foto em que figura Mário Soares consta da obra (aquela em Cunhal discursa na AR); que muitos dirigentes do PCP não «adversários de Cunhal» ou não figuram na série de fotos ou figuram acidentalmente em terceiro ou quarto plano sem que sejam identificados nas legendas; que já vi o PS e os media usarem fotos da Chegada de Soares a Santa Apolónia (sobretudo na varanda) em que António Dias Lourenço e dois militares não aparecem e nunca considerei isso um «apagar da história».

Tirando isto, o que venho lamentar é que, a este propósito, tenha regressado uma fantasia de Mário Soares sobre a chegada de Álvaro Cunhal ao Aeroporto da Portela e que, na peça do «i», aparece assim: «Sobre o momento em que vai receber Cunhal ao aeroporto, em 1974, Soares tinha já admitido, na biografia escrita por Joaquim Vieira, estar "desconfiado": "À saída do aeroporto estava uma pequena multidão à espera de Cunhal. E, paradoxalmente, havia um tanque estacionado. (...) Um dirigente comunista, que não recordo quem fosse, convidou-me a subir para o tanque (...). Quando Cunhal se apercebeu de que eu estava ao lado dele, disse qualquer coisa a um camarada, o qual, pouco depois, me pediu para descer, porque - disse - tinha havido um equívoco", lê-se no livro "Mário Soares, uma vida". 

A este respeito, só quero informar os eventuais interessados que em  30.11.2011 julgo já ter espatifado devidamente esta fantasia de Mário Soares num post que então teve este título e grafismo:


4 comentários:

  1. Os comunistas são fortes e convictos. Não são afetados pelas mentiras dos seus adversários. Continuam firmes nos seus ideais e na luta. E, quer queiram, quer não, Álvaro Cunhal ficará na História e a sua OBRA influenciará a Humanidade.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Será a esta foto que o Joaquim Vieira se refere?

    No canto direito, parece estar o Jaime Neves dos comandos, será assim?

    Já agora gostou de ver figurões como o Medina Carreira e o Miguel Relvas, no lançamento de um livro sobre Cunhal, da mediática Judite de Sousa?

    ResponderEliminar

  3. Sim, julgo que na foto é o Jaime Neves que, repetidamente, tenho testemunhado ter sido o militar que disse a Cunhal para subir para a chaimite.

    Quanto às figuras que cita na presença do lançamento do livro da Judite de Sousa não me aquece nem me arrefece, é o exercicio da sua liberdade e suspeito que estariam lá mais pela Judite de Sousa do que por Álvaro Cunhal.

    ResponderEliminar
  4. Na verdade

    só a verdade é revolucionária
    Que nunca te doam as mãos
    e a memória
    Abraço

    ResponderEliminar