26 setembro 2013

O rigor é uma grandessíma chatice !

Uma distorção com
alguma dose de perversidade



Tal como noutras ocasiões de um passado recente mas agora talvez mais intensamente, todos nós já ouvimos e lemos nos jornais, rádios e televisões, a respeito das próximas eleições autárquicas, milhares e mihares de referências às «listas de independentes» ou às «candidaturas de independentes».

Embora possa passar por chato e  miudinho e me esteja a colocar em frente a um Alfa Pendular em movimento, entendo útil lembrar que estas formulações, podendo em parte compreender-se por  atavismo ou razões de facilidade ( a opção é entre três ou sete palavras), representam uma distorção semântica que induz em confusões perversas.

Na verdade, como se poderá ver em baixo, não há nem na Constituição nem na Lei Eleitoral para as Autarquias nesta matéria qualquer referência a «independentes» falando-se sim em candidaturas apresentadas por «grupos de cidadãos eleitores» (fala-se sim de «independentes» mas a respeito da sua inclusão nas listas propostas por partidos, o que no caso presente das listas da CDU representam cerca de 40% dos seus candidatos). E, juridica e politicamente, não podia ser de outro modo porque em caso algum poderia ser vedado a um cidadão filiado num partido um direito concedido a outros que o não sejam.

Se estou disposto a conceder que a generalização destas referências aos «independentes» nos media se deve ou a atavismo ou razões de facilidade de expressão, já considero entretanto gravíssimo que uma entidade como a Comissão Nacional das Eleições ostente dentro do seu sítio uma página assim:


ver aqui

P.S.:
Como há uma lista  que se chama
«Cidadãos por Coimbra» , aproveito
para, sustentado no conhecimento
pessoal de muitos, informar que
as listas dos partidos também são
constituídas por cidadãos
,
não vá alguém pensar que 
são integradas por extra-terrestres.

________________
Constituição:-



Lei Eleitoral para as Autarquias Locais

2 comentários:

  1. Victor,

    Uma coisa me confunde...porque será que a maioria dos candidatos a cargos autarquicos, nomeadamente a Presidentes e vereadores já se encontram sentados nas suas devidas e respeitosas reformas???

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. É só uma pequena substituição, eleitores por independentes.
    Como ontem no concurso"Quem quer ser milionário". A substituição de estio por estilo prejudicou bastante uma concorrente. Será que vão tomar alguma atitude? Este desabafo não vem a propósito, mas fiquei bastante irritada com a ligeireza e falta de conhecimentos com que são elaborados esses programas que também refletem o estado do nosso país.

    Um beijo.

    ResponderEliminar