17 novembro 2012

Debaixo do verniz, resquícios da peste «castanha»

Rui Ramos de novo ou só se
perderam as que caíram no chão !



Aqui chama-se oportunamente a atenção para a crónica de Rui Ramos hoje no Expresso que, na exacta medida em que não tem a coragem de tirar as devidas conclusões das premissas que expõe, é além do mais um arrazoado cobarde até mais não. O autor alinhava ideias como a de que «o regime [???] parece desesperado para acreditar que a esquerda revolucionária, sem o Muro de Berlim, é agora um clube de bons rapazes, ou que o PCP, através da CGTP, é um ministério da administração interna alternativo, que serve para manter a ordem na rua em época de protestos (...)». Acrescenta que « Os que toleram a intolerância julgam-se seguros. Tratam os insultos e ameaças como folclore, ou as violências de rua como descontrolos ocasionais, úteis para embaraçar o PCP.». E, sibilinamente ou talvez nem por isso, conclui que «deveriam os partidos do de Governo da nossa democracia provar que, contra o fascismo vermelho, existe uma frente democrática, que não tem apenas o euro, mas também a liberdade como causa comum».

Tudo isto fala por si só como um livro aberto, o que me dispensa de extensos comentários. Salvo dois:

- um é que, retroactivamente, me permito afirmar que, quanto a Rui Ramos e a uma polémica recente, só se perderam as que caíram no chão;

- o outro  é que Rui Ramos até pode não ser fascista mas simplesmente um grandessíssimo reaccionário mas atrevo-me a pressentir que, se tivesse nascido a tempo, teria sido gostosamente fascista no tempo do fascismo.

8 comentários:

  1. Os canalhas começam a ganhar uma coisa que não conheciam: "coragem"...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Nada surpreendentes as cogitações do sr. Rui Ramos que soam, de facto e regra geral, a uma certa nostalgia reaccionária.

    ResponderEliminar
  3. excelente comentário, camarada, com todos os pontos nos iiiis

    ResponderEliminar
  4. Tantos comentaristas a manifestarem as suas interpretações dos tristes acontecimentos junta à A.R. no dia da Greve Geral!!!!!
    Com palavras "veementes" lá vão fazendo o seu papel, na tentativa de obscurecer o brilho da Greve Geral.
    Mas a razão de todos os que lutam corajosa e organizadamente, impor-se-à.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. O comunicado de RR. No expresso é para levar a serio. Para além da costumeira narrativa reaccionária , RR. Convoca os camisas negras para acções contra a esquerda.
    RR. Sabe que as políticas seguidas estão a ser um fracasso monumental , que estão a ser profundamente odiadas por camadas da população cada vez maiores, sabe que se houver eleicoes os partidos da direita irão ter uma derrota histórica que os afastara do poder por muitos anos e quer forcar a confrontação.
    A ter em atenção este licenciado em história e ideólogo

    ResponderEliminar