14 janeiro 2015

Francisco Assis ou...

... como a inteligência não resolve tudo


(...)

Ou por ressaca das festividades de fim de ano ou por causa dos estilhaços de Charlie, deixei injustamente passar em claro este artigo de Francisco Assis no Público de passado dia 8 que considero um exemplo soberbo do que se diz no título deste post.
Atenção, aviso e juro que as citações acima transcritas não têm nenhuma dose de manipulação minha. Na verdade, foi Francisco Assis que expressamente escolheu o caso do aumento do salário mínimo na Alemanha para fazer a demonstração das alegadas vantagens que a sua cabeça vê nas «grandes coligações ao centro».
Ora, sobre este caso, importará anotar três coisas bastante simples mas que terão escapado à notória e reconhecida inteligência de Francisco Assis:

A primeira é que ele não se deve ter dado conta do reflexo nacional que é escolher um exemplo de uma «grande coligação ao centro» em que a CDU de Merkel ocupa a posição dominante e o SPD a posição menor para não dizer «subalterna».

A segunda é que Francisco Assis escolheu o aumento do salário mínimo como principal exemplo das vantagens das coligações «ao centro» por que suspira e esqueceu-se de nos contar alguma coisa sobre os sapos que gostosamente o SPD terá em contrapartida engolido sobretudo em matéria de política europeia com graves reflexos, como é sabido, nos países da periferia, como é o caso de Portugal.

A terceira é que, em projecção para Portugal, dificilmente poderia haver exemplo mais disparatado do que este do aumento do salário mínimo porque, para ele, um PS hipoteticamente governo nem precisará de coligações.

3 comentários:

  1. Deveria ter sido mais vergastado pelo band(ooops!) apoiantes da felgueiras.Até pq este senhor, é uma infiltração do Partido Sucialista pela extrema direita

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o comentário anterior!

    ResponderEliminar

  3. passo algumas vezes por aqui para ler. hoje escrevo só para dizer que esse senhor nunca me enganou, a mim, que não estou muito informado das manifestações politicas ou partidárias. acredito até que o seu posicionamento à direita possa ajudar a esquerda a crescer. o verdadeiro perigo vem das sereias tipo m alegre, essas sim, enganam
    boa noite

    ResponderEliminar