02 janeiro 2015

Começar o ano com ...

... uma honesta confissão



Público

É como se diz no título: passei toda a vida erradamente convencido de que todas mas todas as praias de Portugal eram propriedade pública e só agora é que aprendo que não. Não me custa reconhecer que devo ter confundido a noção de domínio público com a de propriedade pública. Mas estou certo que é a pertença ao domínio público que torna impossível qualquer proibição de acesso dos cidadãos a qualquer praia de Portugal.

2 comentários:

  1. Em tempos li que o direito de propriedade na zona costeira é reconhecido até determinada data desde que se faça prova documental do mesmo. A data em causa é aquela a partir do qual a zona costeira deixou de poder ser propriedade privada, embora me pareça que o Governo de Passes de Coelho teve intenção de permiti-lo. Aliás na Península de Tóia contesta-se o impedimento ou dificultação do acesso às praias na área da antiga Torralta, hoje pertença do Grupo de Belmiro de Azevedo

    ResponderEliminar
  2. Só a incúria (?) ou o neoliberalismo deste (des)governo Passos Coelho/Paulo Portas com a conivência da autarquia (PSD) permitiram à três anos criar esta VERGONHA que consiste em tornar privado ( com que objectivos?) O que deve ser público. Mas os portugueses já sabem que este desgoverno está a vender Portugal.

    ResponderEliminar