17 janeiro 2015

Acontece muitas vezes

Quando os blogues são mais
rápidos que a imprensa nacional



O Público dedica hoje duas interessantes páginas a este tema onde se pode ler designadamente isto:


A realidade é real?

No próprio dia da “manifestação republicana”, as imagens do grupo de líderes políticos que acompanharam o Presidente François Hollande começaram a dar polémica. Sobretudo, quando o jornal Le Monde divulgou uma fotografia (sem autoria atribuída e captada de um ponto elevado), pouco antes do início da marcha, onde o triângulo de políticos e seguranças se mostra separado do resto dos manifestantes.
Apesar de muitos comentários admitirem que essa separação se impunha por razões de segurança, outros criticaram a falta de coragem dos políticos de estarem lado a lado com as centenas de milhares de pessoas que encheram as ruas à volta da Praça da República. Mas o grosso das críticas dirigiu-se aos autores das imagens e à forma como foram captadas e divulgadas. Choveram acusações de “manipulação”, “mentira”, “maquilhagem da realidade”, “hipocrisia” e, para além de “enganados”, houve quem se sentisse “ofendido”. É que a esmagadora maioria das imagens (fotográficas e videográficas) que correram mundo imediatamente a seguir ao início da manifestação (e as que vieram estampadas nos jornais do dia a seguir) davam a entender que era este grupo de cerca de 50 líderes políticos que encabeçava a gigantesca marcha de Paris. Na verdade, aqueles que se juntaram a Hollande na capital francesa marcharam numa rua inacessível ao resto dos manifestantes e nunca se cruzaram directamente com eles (segundo o Le Monde estiveram na Place Léon Blum, que fica a quase dois quilómetros da Praça da República).

E, pronto,agora é só tempo de lembrar que alguns blogues, como primeiro o «manifesto 74» e depois esta modesta chafarica já haviam tratado do assunto

1 comentário: