21 outubro 2014

Uma bela ideia

Novos significados
para velhas palavras


No último Babelia de El País «uma vintena de autores redefinem conceitos clássicos-chave  a pedido de Babelia. Crise, ética, amor ou democracia ganham novas acepções com pretexto no livro-relato Barbarismos do escritor argentino Andrés Neuman.»

Alguns saborosos exemplos, em tradução para português:

Crise. 1. Período tragicamente fértil. 2. económica - excelente negócio de uns quantos.

Amor. 1. Afortunada sugestão mediante a qual um crê firmemente que o outro é melhor pessoa. 2. Cortês - arte de adorar enquanto o outro fica calado.

Bem-estar. 1. Diz-se de estar mal, aliviado por não estar pior. 2. Estado de - troca de uma pilha de votos por castelo de cartas.

Democracia . 1. Heresia igualitarista milenária. Mantem que as avós, os os ministros e os empregados de quarto têm a mesma capacidade de discernir o justo do injusto.2. Em Espanha - Regime criado do nada por titãs políticos numa época heróica chamada Transição. 3. Desde 2011, doutrina de populistas antisistema que enchem as praças e se recusam a participar nas instituições. 4.  Desde 2014, doutrina de populistas antisistema que aspiram a particpar nas instituições.

Governo. 1. Se é de «direitas», deixar que as coisas sigam igual. Se é de «esquerdas» (leia-se do centro)mudar algo para que as coisas sigam igual. 2. Acção que frequentemenete ocorre muito longe dos Conselhos de Ministros.

Maternidade. 1. Arte de amamentar ao futuro misógino. 2. Momento de plenitude de uma trabalhadora antes de ser despedida.

Valores. Presumida substância moral da conduta de que todo o bom nihilista não deixa de falar. É imprescindível lamentar-se da sua perda nos disursos públicos e há que prometer a sua recuperação se se quer fazer carreira política. Os seus protótipos encontram-se depositados na Bolsa de Valores e a sua cotação sai diariamente na imprensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário