13 fevereiro 2013

Contra a banalização desta desgraça

Uma tragédia do presente,
um crime contra o futuro



Sabemos todos que os números reais são bastante superiores e devíamos saber e nunca esquecer que grande parte destes portugueses desempregados nem sequer tem direito a qualquer subsídio. Sabemos todos que mesmo entre os responsáveis pelas políticas que a isto conduziram nunca faltam palavras condoídas sobre o drama colectivo e individual que este números representam. E também sabemos muitos que até as mais inspiradas palavras são pobres para retratar com rigor e densidade todos os dramas, pensamentos desesperados e raivas surdas  que a vivência atomizada do desemprego faz nascer amargurando as vidas de quase um terço da população activa. E se razões, para mim prioritárias e bastantes, de natureza humanista não chegarem para sacudir algumas consciências neoliberais, então ao menos que percebessem que isto, a prosseguir esta evolução, não é apenas uma tragédia do presente mas um crime contra o futuro do país pelo que representa de desaproveitamente actual e futuro (sim, por muito que custe dizê-lo, a continuarmos assim, boa parte deste milhão de desempregados não voltará a encontrar trabalho) de capacidades e competências profissionais. Tudo visto, é preciso que no sentimento colectivo os números do desemprego não entrem na banalização até porque na consciência e vida quotidiana dos desempregados de banal nada têm.



na edição de hoje

3 comentários:

  1. Segundo o Dr.Eugénio Rosa o numero é de 1.4 milhões.....ver http://www.resistir.info/e_rosa/desemprego_15ago12.html a 15 Agosto 2012!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Os números indicados excluem o "emprego" de dias ou horas e pergunto, onde colocam os sem abrigo que certamente nem poderão ser contabilizados? Cá para mim os desempregados ultrapassam 1 milhão e, destes, metade nem subsídio recebe!!!
    É uma calamidade!!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Este estudo foi feito em Agosto,relativamente ao artg acima.
    'Desemprego já atinge 1,3 milhão de portugueses,
    mas para o 1º ministro isso não é um problema importante'. Actualmente, a 'coisa' já está mais actualizada-a 500 desempregados por dia...

    ResponderEliminar