19 dezembro 2012

Readaptando Clausewitz

Business as usual 


Albright com Thaçi, o então lider da UÇK
e agora primeiro-ministro do Kosovo.

Na página 28 da sua edição de hoje , o DN, titula que  «Equipa de Clinton faz negócios no Kosovo» e faz um resumo dos principais protagonistas destes negócios, 13 anos depois dos bombardeamentos americanos daquele território então reconhecido pela ONU com parte integrante da Jugoslávia.

São eles:

- Madeleine Albright : ex- secretária de Estado dos Estados Unidos durante a Administração de Bill Clinton, Albright lidera um consórcio (que inclui a Portugal Telecom) que quer comprar a empresa de comunicações kosovar PTK;

- Wesley Clark : ex-comandante supremo das forças alçidas da NATO no período entre 1997 e 2000, Clark liderou os bombardeamentos que expulsaram as forças sérvia´s do Kosovo. A sua empresa, a Endivity, quer uma concessão para para explorar carvão;

- James W. Pardew : ex-enviado especial de Bill Clinton para os Balcãs, James W. Pardew também está na corrida para a compra da PTK, sendo o maior rival no negócio do consórcio liderado pela ex-secretária Madeleine Albright.

Dizia Clausewitz que «a política é a continuação da guerra por outros meios». Talvez seja agora tempo de descobrirmos que «os negócios são a continuação da guerra por outros meios» ou vice-versa, como queiram.

3 comentários:

  1. Hoje vivemos todos em guerra,guerra económica que também faz mortos. Com armas e/ou políticas neoliberais e imperialistas,se vão assassinando os Povos.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. That is the (new) economy...
    Ou
    a democracia como a continuação da exploração por outros meios.
    Monti

    ResponderEliminar
  3. É tudo uma enorme promiscuidade mas alegremos-nos porque há países anti-capitalistas de inspiração comunista que se servem do capitalismo para destruir esse mesmo capitalismo.
    São os BRICS e outros que já se perfilam. São países sem dívida externa e com forte acumulo de receitas a quem os países capitalistas são grandes devedores a começar nos Estados Unidos da América.
    JM

    ResponderEliminar