17 dezembro 2012

National Rifle Association ou...

... os que continuam
a dormir que nem anjos




Nada tira o sono ou atormenta a consciência dos dirigentes da americana National Rifle Association,  o poderosíssimo lobby pró-armas (incluindo de assalto!) dos EUA:  Sandy Hook Elementary School (14/12/2012),Oikos University, Cardon High School, Virginia Politechinic Institute,  West Nickel Mines, School, Red Lake High School, Campbell County CHS, Santana High School, Columbine High School, Thurston High School (só neste conjunto de matanças, 128 mortos !).

E o estuporado, cínico e repugnante argumento é sempre o mesmo:coitadinhas das armas (e do seu comércio) que não disparam sózinhas !.

2 comentários:

  1. Pessoalmente não acredito que, de facto, as armas sejam culpadas pela situação que os Estados Unidos vivem. É claro que a questão do facilitismo na obtenção de uma arma (ou de um arsenal se for essa a intenção) é um elemento determinante no desencadear destes actos hediondos. No entanto, na minha opinião, não será só isso.

    A mentalidade norte-americana é decorrente de um clima criado pelo cariz "Holywoodesco" e por uma herança cultural que ainda bebe muito do velho oeste (ou actual/novo, visto que em alguns estados ainda se respira esse clima). A própria economia vive muito em redor do comércio do armamento (mesmo que em termos internos, o volume possa ser quase insignificante quando comparado com o mercado externo). Internamente mas de forma paralela, é moeda de troca em negócios de narcóticos via-México.

    Portanto, creio que se apertasse ou - mesmo - proibisse a comercialização de armas, a mentalidade "cowboy" dos norte-americanos conseguiria encontrar outros canais (ilegais) para criar situações semelhantes. Por outro lado, vejamos o exemplo de alguns países do norte da Europa (ou mesmo os casos de França e Bélgica), pioneiros em termos de legislação relacionada com a comercialização de armas, mas de onde vão emergindo casos similares ao dos Estados Unidos.

    Abraço.

    P.S. - Sou completamente a favor da proibição do comércio de armas.

    ResponderEliminar
  2. Só que se não houvesse quem as disparasse elas não poderiam constituir um negócio fabuloso.É preciso criar essa gente!!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar