17 maio 2021

Eleições municipais

 Candidata do PC do Chile
 ganha a Câmara da capital

«A direita teve de ouvir outro duro “recado das urnas” nas eleições municipais e estaduais. O caso mais notório foi na disputa à prefeitura de Santiago, onde a vereadora comunista Iraci Hassler derrotou o conservador Felipe Alessandri, que buscava a reeleição. Os governistas perderam, ainda, em Estación Central, Maipú e Viña del Mar. Não há segundo turno no Chile em eleições a prefeito.

Em Santiago, Iraci venceu Alessandri por 38,62% a 35,28% e levou os comunistas pela primeira vez à maior prefeitura do país. Aos 30 anos, a nova prefeita é uma economista da Universidade do Chile que ganhou projeção no movimento estudantil, lutando pelo direito à educação pública e gratuita. Em 2016, com apenas 25 anos e um discurso feminista, elegeu-se vereadora em Santiago. Seu nome se fortaleceu ainda mais nas jornadas populares de 2019.

Outro êxito expressivo para o PCCh foi a eleição de Daniel Jadue para seu terceiro mandato seguindo à frente da prefeitura de Recoleta. Com o apoio de 64% dos eleitores, Jadue obteve sua maior votação no município e se credenciou ainda mais para a disputa, em novembro, da presidência do Chile – ele lidera, no momento, algumas pesquisas de intenção de voto.» ( Portal vermelho)

3 comentários:

  1. Contraofensiva progressista, do outro lado do atlântico, à vitória dos fascistas em Madrid.

    ResponderEliminar
  2. O acontecimento lido como homenagem a um valoroso homónimo teu:
    https://rebelion.org/victor-diaz-y-la-sonrisa-de-iraci/

    ResponderEliminar