02 maio 2021

Mais um estudo de Eugénio Rosa

 "Um país de
 salários mínimos"

«O quadro 2, com dados do Eurostat, mostra a diferença de rendimento médio mensal auferido pelos trabalhadores em Portugal de acordo com o seu nível de escolaridade e um país de baixíssimos salários a perderem poder de compra, com exceção do SMN, pois a inflação aumentou 10,2% entre 2011 e 2019

Uma primeira conclusão importante que se tira dos dados do Eurostat do quadro 2 é que, no período 2011/2019, as remunerações médias que aumentaram mais foram as dos trabalhadores de baixa escolaridade (ensino básico ou menos), que tiveram uma subida de 12,3% (+69€), enquanto as remunerações dos trabalhadores com maior escolaridade (ensino superior) sofreram uma redução de 7,3% (-85€). É por isso que Portugal está-se a transformar num país de salários mínimos. Não é possível assim reter os trabalhadores com qualificações elevadas e desenvolver uma economia baseada em média-alta e alta tecnologia e no conhecimento. Não é por acaso que os trabalhadores mais qualificados têm emigrado para o estrangeiro.

Uma segunda conclusão importante é que, apesar de tudo, diferenças de escolaridade determinam diferenças grandes nas remunerações recebidas pelos trabalhadores. Em 2019, segundo o Eurostat, um trabalhador com o ensino secundário ganhava no nosso país em média mais 20% do que um trabalhador com o ensino básico, e um trabalhador com o ensino superior ganhava mais 71,4% que um trabalhador com o ensino básico. A remuneração de um trabalhador com o ensino superior era, em média, superior em 42,9% à do trabalhador com o ensino secundário. Mesmo com as baixas remunerações pagas em Portugal, as diferenças de remunerações determinadas pelos níveis de escolaridade são muito grandes»

estudo de Eugénio Rosa aqui

2 comentários:

  1. Um excelente texto.

    Não esquecer que amanhã, Vasco Gonçalves faz 100 anos.
    Nasceu a 3 de Maio de 1921. Um grande homem.

    ResponderEliminar
  2. Isso são os ordenados dos economistas que misturam os subsídios aos ordenados. Passos coelho de 2011 a 2015 só aumento apenas uma vez o salário mínimo em 20 Euros em 2014. Actualmente o salário, sem subsídios, está em 665.00. Nunca fiz salários em função das habilitações. Deve ser na Função Publica que isso não conheço. Há 60 anos que faço salários e continuo a fazer e sei bem como essas coisas são. Há outras maneiras de roubar salários que é pelo aumento do IRS e das sobretaxas que foram verdadeiros roubos do PPD/CDS.

    ResponderEliminar