05 maio 2021

Eleições na Comunidade de Madrid

 Ai Madrid, me matas


Apesar de uma manifesta incompetência bem revelada na castastrófica gestão da pandemia nos lares madrilenos. o PP quase duplica a votação absorvendo totalmente a anterior representação parlamentar de Cidadãos. O PSOE sofre uma grave quebra e o Vox ganha mais um deputado. Mas Madrid confirma-se como uma força ascendente na esquerda a nível dessa região. Unidas Podemos até sobe ligeiramente mas Pablo Iglèsias (que já abandonara o cargo de voce-presidente do governo para ser candidato) abandona a vida política. E, quem se admirará ?, o Vox declara logo na noite eleitoral que não exige nada e que facilitará a investidura de Ayuso. A vida da coligação governamental não vai ficar mais fácil. 

1 comentário:

  1. A tentativa da direita espanhola em formar um novo partido, chamado «Ciudadanos»* como forma de substituir o PP, devido aos casos de corrupção, falhou.
    A direita só consegue formar um partido radical que funciona como muleta do PP, nestas e nas próximas eleições, fazendo o trabalho sujo que o PP decidir. O Vox funcionará como uma testa-de-ferro tanto de Ayuso, como de outros líderes do PP que queiram tomar conta do poder.

    *(note-se aqui uma semelhança com a palavra francesa «citoyens» vinda da Revolução Francesa, a querer dar a ideia que a direita espanhola é a favor do progresso da humanidade)

    ResponderEliminar