04 dezembro 2020

Sá Carneiro e Soares Carneiro

 A minha recordação
 de há 40 anos

Sá Carneiro ao lado do candidato presidencial da AD por si escolhido, nem mais nem menos que o General Soares Carneiro, como muitos de lembrarão um democrata de fina cepa que, apesar da transmissão em directo pela RTP (presidida por Proença de Carvalho) durante horas do dia de reflexão do funeral de Sá Carneiro viria a ser derrotado logo na 1ª volta das presidenciais de 7 de Dezembro de 1980 pelo general Ramalho Eanes com uma contribuição determinante da indicação de voto do PCP. E sem o apoio de Mário Soares.

11 comentários:

  1. O general Soares Carneiro, derrotado pelo homem do 25 de Novembro General Ramalho Eanes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda bem que foi derrotado

      Graças ao contributo também do PCP

      Os radicalistas pequeno burgueses de fachada socialista começavam já a abandonar os lugares com que se aliaram à contra-revolução. Preferiam tb Soares Carneiro

      Eliminar
    2. Novamente, o Augusto anti-comunista, muito longe da história. Onde estava o Augusto entre 1979-1980? Algures entre o devaneio e a ilusão de ser Augusto.

      Eliminar
    3. O 25 de Novembro, parece que foi uma grande data para certos militantes do PCP pseudo-comunistas. E nao esquecer que o general Ramalho Eanes, que parece ser da simpatia de algum PCP, foi tambem um apoiante das duas candidaturas de Cavaco Silva a Presidencia. Em suma um general altamente recomendavel, para quem se diz de esquerda...

      Eliminar
    4. O Sr. Augusto (anticomunista) já está esquecido daquilo que compunha a maioria de partidos que apoiavam a candidatura de Soares Carneiro à presidência. Julga o ignaro Augusto que o Eanes que concorreu em 1980 à presidência era o mesmo Eanes que concorreu em 1976 à presidência.
      Ai, Augusto, Augusto...

      Eliminar
  2. Ainda hoje mostraram uma reportagem na RTP-1 (telejornal das 13h) com uma missa onde participaram "distintos" representantes podres dos partidos neofascistas em Portugal, como PSD e CDS-PP.
    Após o serviço religioso, Rui Rio deu mais uma entrevista anticomunista, dizendo que «aquilo que assistiu no país antes do 25 de Abril foi uma ditadura à direita e a seguir ao 25 de Abril , uma ditadura à esquerda em que o Partido Comunista tentou procurar tomar o poder de uma forma não democrática»... e mais ainda disse, «que quando denota a nossa sociedade mais fragilizada, que o país deve sair à luta por mais democracia e liberdade que eram as lutas de Sá Carneiro (algo assim)».
    De facto, é preciso ter um descaramento tão grande para dizer isto, como se o cínico Sá Carneiro e o hipócrita Adelino Amaro da Costa fossem uns santos e amigos do povo português.

    Recordo-me daquele cartaz, da autoria da «APU» que dizia, em relação aos partidos da «AD», «Um barrete como estes só se enfia uma vez». Esse cartaz continua certo, em relação a todos os partidos que se autoproclamam de direita, em Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Será bom lembrar que Mário Soares demarcou-se do PS porque se recusava a apelar ao voto em Eanes apesar de do outro lado estar o responsável pelo Campo de prisioneiros de S. Nicolau. Sempre O orgulho e a vaidade pessoal .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer homem de ESQUERDA, teria sempre grande dificuldade em votar no General do 25 de Novembro, mesmo que do outro lado estivesse um biltre, que por acaso tambem apoiou o 25 de Novembro

      Eliminar
    2. Por acaso, este homem que se diz de Esquerda e que, afinal, é um anticomunista de gema (O Augustinho das dúzias), saberá dizer quais os partidos que apoiaram a candidatura de Soares Carneiro? Terá memória? Alguma vez ouviu falar em «AD»? Sabe o que foi? Ou será que por algum estranho «lapsus memoriae» (certo indício de senilidade) também se esquece de outras maiorias absolutas de direita em Portugal (2002 e 2011) e que resultaram numa autêntica catástrofe não só política, como também social no país?

      Eliminar
  4. Ora bem. Aonde anda agora este Sr Augusto que desejava a vitória de Soares Carneiro?
    É para saber onde está agora, para nos afastarmos de coisas que preferem a aliança democrática.

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que há partidos como o PC

    Este Augusto queria que Soares Carneiro ganhasse. E vem com a história do 25 de Novembro , data que foi celebrada por muito anti comunista primário. Alguns estão no sítio onde está agora o Sr Augusto?

    ResponderEliminar