01 dezembro 2020

Há espíritos muito retorcidos

 Olhe que não, 
olhe que não


«(...) Se o país resistir ao pós-pandemia e a esquerda ganhar em 2023, o PCP pode ser premiado pela fidelidade ao PS – e assim continuar a exibir ao mundo o incrível milagre da sua existência. »                            

(...) Claro que Jerónimo de Sousa não o disse assim, de forma tão explícita, até porque o PCP adora ver-se a si próprio como –são palavras suas – “força de oposição”. Mas disse-o de forma implícita ao declarar que o PCP “não faltará, como nunca faltou, a nenhuma solução que dê resposta aos problemas, não desperdiçará nenhuma oportunidade para garantir direitos e melhores condições de vida”.

Feitas estas generosas citações de João Miguel Tavares hoje no «Público», e deixando de lado as insolências do autor, é tempo de salientar:

1.  J.M.T. jamais terá inteligência e a seriedade intelectual para ser capaz de perceber  que não só há mais vida para além do Orçamento como que é possível um partido que se absteve mover oposição a orientações e medidas fora do Orçamento e até a medidas que ficaram no Orçamento. 
        
2. J.M.T. fala de «fidelidade» do PCP ao PS mas, talvez consequência do seu status socio-económico, é incapaz  de perceber que a única fidelidade do PCP é a todas as centenas de milhar de portugueses que, por  exemplo, vão beneficiar das medidas constantes do Orçamento graças às propostas do PCP.

3. A citação que J.M.T. faz de Jerónimo de Sousa não autoriza (até pode desmentir) a conclusão que o escriba levou a titulo do seu artigo. Com efeito, até parece que para acautelar as ridiculas inferências de J.M.T,. Jerónimo de Sousa devia ter antes declarado que o PCP «“ faltará, como sempre devia ter faltado, a soluções   que dêem resposta aos problemas, e desprezará todas as oportunidades para garantir direitos e melhores condições de vida».

4. J.M.T talvez ainda vá a tempo de perceber que o PCP diz o que faz e faz o que diz. Nem mais nem menos.

8 comentários:

  1. Esta vem hoje escrita no «Chocalho» do Domingos Lopes, sobre a candidatura de João Ferreira:
    «No próximo dia 24 de janeiro ao começo da noite se verá a que cargo se candidatou. Se ao cargo de Presidente da República ou ao outro no seu partido, o mais elevado, e para esse a percentagem dos votos não é tão relevante. Esperemos pela percentagem para ver se não fica pelo caminho. O camarada Francisco Lopes em 2011 teve 7% dos votos.»

    Até parece que o lugar de um secretário geral do PCP é escolhido consoante o resultado numas eleições para a presidência da república.
    Domingos Lopes, cada vez mais na pele do escriba ressabiado ou converso. Há que tentar um lugar junto aos grandes da comunicação social dominante e essa tentativa faz-se por dizer aquilo que os patrões querem ler e ouvir, não é assim fraudulento Domingos?

    ResponderEliminar
  2. O Domingos Lopes é o contraponto "progressista" do reacionário João Miguel Tavares. Cada um cumpre a seu modo o papel que lhe é distribuído. Este, já foi promovido, pelo Marcelo de Sousa, à condição de intelectual do 10 de Junho e naturalmente escriba do jornal da SONAE. Assim vai a pátria dos ressabiados e capitulacionistas !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «ressabiados e capitulacionistas», Muito bem dito!

      Aposto que o Domingos Lopes não lê «O Tempo das Cerejas», pois se o lê, deveria ter vergonha no modo como se anda a promover, ultimamente.

      Este tipo ou «meio-tipo» foi homem de confiança de Álvaro Cunhal e hoje escreve e diz mal do mesmo, para que seja levado a sério pelos patrões da comunicação social mais rançosa deste país.

      É caso para dizer: Como pode alguém descer tão baixo. Já começa a fazer lembrar a Zita Seabra.

      Tomás.

      Eliminar
    2. Há diferenças com a Zita , que diacho.
      E não ê por ler ou não as Cerejas” que este tipo tem mais ou menos verginha, “ Tomás “

      Eliminar
    3. Cá para mim, é igual e incentivado por quem lhe paga, vai pelo mesmo caminho. Qualquer dia, se lhe propuserem uma peruca amarela, enquanto faz os comentários na TV, ele põe a peruca. Um vendido será sempre um vendido.

      Tomás.

      Eliminar
    4. Ha gradações. Uma vendido ê a Zita. Outro é aquele aldrabão que está na Holanda e que é um fanático troikista, um Pimentel qualquer coisa.

      Eliminar
    5. Não será o Rentes de Carvalho? Um abraço

      Eliminar
  3. Escrita de burro não chega ao céu. Porquê perder tempo com ele?

    ResponderEliminar