05 dezembro 2020

Dever de memória

 Pois, pois, mas certas
companhias não abonavam nada


No lado direito da fotografia, ao lado de Sá Carneiro, está Ramiro Moreira, destacado operacional da rede bombista e dos seus homicidios. Também há uma foto de Freitas do Amaral a ser conduzido num automóvel por José Esteves, outro destacado operacional de uma organização terrorista chamada CODECO. O artigo de São José Almeida não nos lembra o (mal) chamado «Golpe Palma Carlos» (julho de 1974 ) de que Sá Carneiro foi participante activo e que visava, primeiro que tudo, eleger Spínola Presidente da República, liquidar o MFA, adiar as eleições para a Assembleia Constituinte e instituir um regime presidencialista muito musculado. 

5 comentários:

  1. Já para não falar no atentado do dia 22 de Abril de 1976 contra a embaixada de Cuba e que vitimou os diplomatas cubanos Adriana Corcho e Efrén Monteagudo.
    Receio que tanto para Francisco Rodrigues dos Santos ou para a senil São José Almeida (que nos brinda sempre com essa fotografia ridícula junto aos seus artigos), estes não eram nenhuns santos nem príncipes da democracia.

    ResponderEliminar
  2. Sem esquecer o assassinato do Padre Max, candidato da UDP no distrito de Vila Real em 1976, e da estudante Maria de Lurdes, cujos culpados, apesar de citados, nunca foram condenados, como o Conego Melo, que hoje tem estatua em Braga.

    ResponderEliminar
  3. A estátua do cónego Melo em Braga bem como a tentativa de criar o museu Salazar em Santa Comba Dão são iniciativas de autarcas do PS. Para que nos lembremos.

    ResponderEliminar
  4. Tem cada uma: O Ramiro Moreira e o José Esteves eram anti-comunistas empenhados e dedicados - seguindo a opinião de décadas de São José Almeida puseram foi poucas bombas. E, afinal, a senhora é uma qualificada dirigente deontológica.

    ResponderEliminar
  5. SJA podia ir ler Quando Portugal Ardeu, de um seu colega dos jornais: Miguel Carvalho. Mas, se calhar, como é opinadora, não lê jornalistas.

    ResponderEliminar