10 novembro 2019

Fotos raras de há 50 anos

Memórias visuais
de Woodstock




«Não é um segredo para ninguém que Woodstock não era um lugar de discriminação fundado no sexo ou na raça mas sabia que todas as idades eram igualmente bem-vindas ? Esta foto cativante desta menina à beira de dançar, presta homenagem ao prazer que Woodstock deu a todas as pessoas presentes neste festival de música emblemático. Imahinem as recordações que ela deve guardar deste fim-de-semana. Não somente muitas crianças faziam parte da massa de espectadores   mas algumas nasceram mesmo durante este acontecimento histórico. Dois nascimentos foram registados em Woodstock - um numa viatura estacionada no caminho para Woodstockle e outra no hospital depois da mãe ter sido transportada de helicóptero.» 



«Woodstock deu às pessoas algo outra alguma coisa em que acreditar e a que se juntar numa época política muito tumultuosa. É por isso que esta foto tornou-se uma das mais célebres do festival. Hoje com 69 anos, Bobby Kelly e o seu companheiro Nick Ercoline tornaram-se cabeça de cartaz de Woodstock embrulhados num cobertor ao nascer do sol. A imagem representava o amor, a paz e a individualidade que cada um sentia neste festival de tres dias: um amor tão forte que o casal se casou e teve duas crianças. Burk Uzzle da agencia Magnum fez a foto sem que o casal desse por isso.»



«Igualmente coinhecida pela nome de A Pérola, Janis Joplin ficará para sempre nas memórias como uma das melhores rockeiras femininas de todos os tempos. Janis Joplin apresentou-se no segundo dia de Woodstock levando um vestido colorido e psicadélico.. Ella só descobriu o festival  alguns dias antes, mas felizmente para a multidão, ela descobriu-o messer uma das maiores vedetas a ali se apresentar. Janis Joplin ignorava  a dimensão do festival e disse à sua banda que seria apenas um concerto.  Entretanto, a quando ela e a sua banda, tal como Joan Baez grávida,  chegaram  a Woodstock  de helicóptero, ella compreendeu a importância do festiva. Aliás, ela ficaria até ao seu fim.»


O hino dos Estados Unidos ( The Star Spangled Banner) tocado por Jimi Hendrix com solos que evocavam os bombardeamentos dos B-52 sobre o Vietname.

Sem comentários:

Enviar um comentário