07 novembro 2019

Conversa sobre muros


(Mais do que um Muro: fotos de 30 anos de vida ao longo da fronteira 
 dos Estados Unidos com o México)


«Tijuana, Baixa Califórnia, 2017. No lado mexicano do muro de fronteira entre o México e os Estados Unidos, as famílias cumprimentam outros membros da família do lado dos EUA.  Catelina Cespedes, Carlos Alcaide e Teodolo Torres vieram de Santa Monica Cohetzala em Puebla para encontrar os seus familiares do outro lado da parede.»


«Tijuana, Baixa Califórnia, 2016. No lado mexicano do muro de fronteira entre o México e os Estados Unidos, Hector Barajas,  def rente, está com outros veteranos do serviço militar dos EUA que foram deportados. Os nomes de seus companheiros militares que morreram estão escritos nas barras da parede. Isso acontece todos os domingos no  Parque da Amizade, nas praias de Tijuana.»



«Holtville, Imperial Valley, Califórnia, 2010. Migrantes encontrados mortos na fronteira entre os Estados Unidos e o México, na área do Vale Imperial e do Rio Colorado, estão enterrados num cemitério  em Holtville. As identidades de muitos não são conhecidas, e são enterrados como "John Doe" ou "Jane Doe". Os direitos dos imigrantes e ativistas religiosos fizeram cruzes para muitos dos túmulos de migrantes, a maioria dos quais dizem  "Não Esquecidos". Cerca de 450 corpos foram enterrados aqui a partir de 2010.»






Sem comentários:

Enviar um comentário