07 agosto 2017

Um livro estrangeiro por semana ( )

Ed. Faber, 15 Libras

Apresentação : «Contra um pano de fundo da política de guerra fria, motins de rock and roll e uma geração recém assertiva de juventude da classe trabalhadora, o compositor e activista político Billy Bragg gráficos da história, impacto e legado de skiffle - primeiro movimento pop de «indie» na Grã-Bretanha.Um relato meticulosamente pesquisado e alegre que explica como a skiffle provocou uma revolução  em forma de música pop como nós viemos a conhecê-la. Roots, Radicals & Rockers: How Skiffle Changed the World é o primeiro livro a explorar este fenómeno em profundidade.
É uma história de blues jazz, Teddy Boys e meninas beatnik , café-bar, boêmios e refugiados do Witch-Hunts McCarthyite. Billy mostra como a guitarra veio para a vanguarda da música no Reino Unido e levou diretamente à invasão britânica dos tops dos Estados Unidos na década de 1960.
Emergindo dos clubes trad-jazz dos anos 50, skiffle foi adoptado por adolescentes que cresceram durante o tempo sombrio do pós-guerra anos e do racionamento. Estes eram os primeiros  adolescentes  da Grã-Bretanha, à procura de uma música própria,numa cultura pop dominada por cantores e mediada por uma vedeta da BBC. Lonnie Donegan atingiu os tops em 1956 com uma versão de 'Rock Island Line' e em breve as vendas de guitarras dispararam de 5.000 para 250.000 por ano.
Como o punk rock que iria florescer duas décadas mais tarde, a skiffle foi uma música de «faça você mesmo». Tudo que você precisava eram três acordes de guitarra e você poderia formar um grupo, com os amigos tocando baixo com uma caixa de chá e a tábua de lavar como uma secção rítmica.» (tradução manhosa)



mais aqui no Guardian e
aqui em In These Times


1 comentário: