02 maio 2016

Na capa do «Público»

Como todo o respeito pelo cidadão
escolhido, porquê uma foto assim ...




...  e, por exemplo, não uma
assim (mas mais nítida) ...



... ou então assim ?



Há muitos anos, em incontornável artigo no Avante! sobre a fotografia como arma política, Ruben de Carvalho ilustrava o seu texto com duas capas da Time: a primeira a preto e branco e solarizada de Patty Hearst quando foi presa e a segunda quando foi absolvida:


É claro que, máxima sinceridade minha, isto nada tem a ver com o editorial do Público de hoje onde se afirmam coisas destas, a primeira na sequência de uma referência às lutas e reivindicações anunciadas:


(...)

Sobre isto apenas duas curtíssimas perguntas:


- num país que já deu catrefas de milhões de euros para salvar bancos e que está afogado em escândalos financeiros e histórias dos Panamá Papers, vem o Público falar de «clientelas sindicais» ?

- estará mesmo o Público convencido de que sempre nos 1º de Maio após o 25 de Abril sempre se gritou «Governo para a rua» (para castigo deles não me dou ao trabalho de explicar) ?

4 comentários:

  1. Independentemente das motivações do Público que ,nós sabemos quais são.O "Cidadão escolhido" merece na verdade todo o respeito.Um Camarada da primeira hora.

    ResponderEliminar
  2. cidadão questiona2 de maio de 2016 às 12:41

    Para preservar competitividade nas exportações, são muitas as empresas exportadoras que precisam das 40 horas semanais, porque é que «clientelas sindicais» querem para elas as 35 horas semanais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para elas?
      Para os que trabalham e trabalham duma forma digna.
      E a competitividade das empresas não pode estar assente na exploração miserável de quem trabalha. As clientelas do grande patronato, o tal que vai empilhando lucros diariamente para depois os colocar em offshores, estão interessadas no aumento dos seus lucros à custa de mão-de-obra barata. Agora escondem-se atrás das "Exportações"? E a banca escondia-se atrás de onde?

      Eliminar
    2. Por exemplo:
      http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/2016/05/a-falacia-da-relacao-entre-salarios.html

      Eliminar